FSM 2011 - Mulheres africanas se unem pela paz em Casamance

Texto e foto por Brenda Marques Pena
IMEL e Ciranda.net

Mulheres de vários países da África se unem no Fórum Social Mundial, em Dakar em solidariedade em busca de paz para o continente africano que tem sido o cenário durante vários anos de um teatro de conflitos étnicos.

Entre os movimentos de mulheres como mediadoras de conflitos regionais está o Comitê das Mulheres pela Paz em Casamance (C.R.S.F.PE.C), que desde 1999 tem lutado contra a violência, o tráfico de drogas, pela justiça social e pela igualdade de gêneros na região.

Nesta quinta-feira, 10, no Fórum Social Mundial, durante uma coletiva de imprensa do Comitê Regional de Solidariedade das Mulheres pela paz em Casamance, Ndèye Marème Bodian Diallo, coordenadora de comunicação do Comitê Regional de Solidarité des Femmes pour la Paix en Casamance explicou que desde 1982 o movimento armado MFDC e o exército senegalês se enfrentam em conflitos armados e que as mulheres tem se levantado como mediadoras por soluções pacíficas para a região.

"Nós somos um movimento pela paz. Não estamos com o MFDC ou com o Estado senegalês e precisamos da solidariedade de todos do mundo pela paz em Casamance", declarou Seynabou Male Cisse, coordenadora do CRSFPC.

Casamance é uma região de tríplice fronteira entre o Sudoeste do Senegal, a República de Gâmbia do Norte e a República de Guinée Bissau. Além dos conflitos armados, outro problema que tem preocupado as mulheres do Comitê tem sido o aumento da violência por causa do tráfico de drogas, pois atinge diretamente as famílias e prejudica o desenvolvimento da região.

Comentários

COMO PARTICIPAR NAS EDIÇÕES DO EPISÓDIO CULTURAL?
O Fanzine Episódio Cultural é uma publicação bimestral sem fins lucrativos, distribuído na região sul de Minas Gerais, São Paulo (capital), Belo Horizonte e Salvador-BA. Para participar basta mandar um artigo: poema, um conto que não ultrapasse 1 folha inteira no word (Times Roman 12). Pode mandar também artigos que abordem: cinema, teatro, esporte, moda, saúde, comportamento, curiosidades, folclore, turismo, biografias, sinopses de livros, dicasde sites, institutos culturais, entre outros.
Mande em anexo uma foto pessoal para que seja publicada juntamente com a sua matéria.. Mande também (se desejar) uma imagem correspondente ao assunto abordado. Caso o artigo não seja de sua autoria, favor informar a fonte.
PARA ENTRAR COM CARLOS (Editor)
Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=1464676950&ref=profile
machadocultural@gmail.com

Postagens mais visitadas