Carlos Herculano Lopes lança o livro Poltrona 27 hoje em Belo Horizonte

O escritor mineiro Carlos Herculano Lopes é o convidado do Sempre Um Papo para abrir a programação 2011, comemorativa dos 25 anos do projeto. O autor conversa com o público e autografa o romance “Poltrona 27” (Ed. Record). O debate será mediado pelo idealizador do Sempre Um Papo, Afonso Borges.

Em “Poltrona 27” a narrativa se dá em uma véspera de feriado e a rodoviária está lotada de gente. Carlinhos tem em mãos uma passagem com destino a Santa Marta, cidade onde nasceu e para onde parte agora, já adulto. Na poltrona 27 – a mesma que costuma ocupar em sucessivas viagens –, ele será o observador atento de diversos personagens que deixam Belo Horizonte em direção ao interior de Minas Gerais, cada qual com um motivo, uma perspectiva.

São homens, mulheres, jovens, senhores: os passageiros, em sua vida árida, enxergam no êxodo uma gama de oportunidades. E, sempre que podem, retornam à família, aos amigos, aos cavalos, à casa onde cresceram. São mineiros que, assim como Carlinhos, buscam uma nova terra para arquitetar a vida adulta, construindo assim dois mundos: o da maturidade e o da memória.

Neste romance, misto de ficção com autobiografia, o fio que conduz o ônibus através da rodovia BR-381 é a confidência. O balanço do trajeto convida para o ombro amigo, sempre disposto a ouvir as histórias do conterrâneo que viaja na poltrona ao lado. Essas histórias nem sempre têm um final feliz. Mesmo assim, marcados pelo otimismo, os passageiros não têm tempo para sentir tristeza. No lugar, sentem saudade.

No posfácio, publicado na contracapa do livro, o também escritor Silviano Santiago, revela sua percepção da obra. "Quase tudo é viagem na Poltrona 27. Se a narrativa ritualiza no real e no figurado as cinco sucessivas viagens entre Belo Horizonte e Santa Marta, ela dribla pelo sonho o todo-poderoso domínio do movimento sobre o relato, para ali deitar a indispensável gota de otimismo. O desejo de vida melhor e equilibrada encontra sua metáfora na poltrona do ônibus que, pela numeração invariável, se torna imóvel no espaço do mundo e no tempo da vida, para se revelar como passível de ser concretizado. Carlinhos vê vicejar a fazenda dos sonhos", escreveu.

Carlos Herculano Lopes

O escritor e jornalista Carlos Herculano Lopes nasceu em Coluna, Vale do Rio Doce, MG, e vive em Belo Horizonte desde a adolescência. Formado em jornalismo, trabalha atualmente no EM Cultura, do Estado de Minas, onde assina uma crônica semanal há 12 anos. Já publicou 13 livros; dois deles, Sombras de julho, e O vestido, foram lançados na Itália e levados ao cinema pelos diretores Marco Altberg e Paulo Thiago. Participou de 15 antologias (sendo um na Argentina e a outra no Canadá), e recebeu os prêmios Cidade de Belo Horizonte, 1982, Guimarães Rosa, 1984, Lei Sarney, como autor revelação de 1987, e Quinta Bienal Nestlé de Literatura Brasileira 1990. Foi duas vezes finalista do Prêmio Jabuti, com os romances A dança dos cabelos, e O vestido. Em 2002 ficou entre os 10 finalistas do Prêmio Jorge Amado, pelo conjunto de obra. Recebeu também o Prêmio Especial do Júri da União Brasileira dos Escritores, pelo livro de contos Coração aos pulos. As crônicas publicadas semanalmente no Estado de Minas já lhe renderam cinco livros: A ostra e o bode, O pescador de latinhas, e Entre BH e Texas, Editora Record, O chapéu do seu Aguiar, Editora Leitura, e o recém-lançado A mulher dos sapatos vermelhos, Geração Editorial.

“Poltrona 27”, de Carlos Herculano Lopes Editora: Grupo Editorial Record/Editora Record 176 páginas / Formato: 14 x 21 cm Preço: R$ 33,90

Serviço: Sempre um Papo com Carlos Herculano Lopes Dia 21 de fevereiro de 2011, segunda-feira, às 19h30 Local: Auditório da Cemig – Av. Barbacena, 1200, Santo Agostinho. Informações: (31) 3261.1501

Comentários

Postagens mais visitadas