Brasil de Fato: um jornal de resistência


Por João Pedro Stedile,
em nome do Conselho Editorial do Jornal Brasil de Fato



Todos sabem como é dificil construir e manter uma imprensa popular comprometida com os interesses do povo. Graças ao esforço de centenas de militantes, dos mais diferentes movimentos sociais construimos o jornal Brasil de Fato que completa seis anos (2003-2009).

Fizemos em janeiro passado, um belo ato celebrativo durante o FSM em Belém. Além de resistir num contexto tão adverso de crise, de projeto, de ideologia da esquerda, dos movimentos populares e descenso do movimento de massas, foi possível dar passos e avançar na construção de uma imprensa popular.

(foto ao lado - Jornal Brasil de Fato no Fórum Social Mundial em Belém 2009. Abaixo boneco do Sarney - protesto de participantes maranhenses do Acampamento da Juventude em Belém - por Brenda Marques)


Breve balanço do Jornal Brasil de Fato


Conseguimos a duras penas superar muitas dificuldades relacionadas com a frenquência da entrega, da qualidade do jornal e cobertura. Mantivemos o impresso semanal, sem faltar nenhuma edição para os militantes sociais. Também temos feito edições destinadas à população em geral, quando se trata de temas importantes da luta conjuntural que atingiram um milhão de exemplares.

Recentemente editamos um jornal especial para denunciar as falcatruas da Oligarquia Sarney que quer desrespeitar a vontade popular e retomar o comando do governo do Maranhão.
Mantemos uma página na Internet que é referência para os movimentos sociais, com milhares de acessos mensais. Enviamos um boletim eletronico semanal, com resumo das noticias e artigos para 84 mil militantes de movimentos sociais. Mantemos um intercâmbio cultural com dezenas de publicações populares de todo país e da América Latina.

Estamos articulados com a Agência do Rádio que envia programas diários para centenas de emissoras comunitárias e comerciais. E edita inclusive programas em espanhol no intercâmbio com radios co-irmãs da América Latina.

Imprensa popular e Alteranativa Bolivariana das Américas

Em seminário continental dee veículos da imprensa popular motivados a construir o processo de integraçao da ALBA. Estamos fazendo um esforço, para que logo, logo, o jornal possa tambem distribuir videos e material audiovisual para serem utilizados pelo canais de televisão comunitarias e educativas, espalhados pelo país. Temos correspondentes jornalistas brasileiros, exclusivos, morando em Caracas, La paz, Asuncion, Paris e Estados Unidos, que nos ajudam com seu trabalho militante.

Todo esse esforço somente terá futuro e autonomia se se sustentar no apoio militante das assinaturas. Temos recebido apoio publicitário de diversas empresas e administrações públicas progressistas, que consideram nosso esforço importante para democratização dos meios de comunicação no Brasil. Isso é importante. Mas o fundamental são as assinaturas.

Por isso, estamos apelando mais uma vez a todos os militantes, amigos, simpatizantes. Nos ajude a construir a imprensa popular brasileira: seja um correspondente voluntário, envie noticias, matérias, cartas, fotos, seus comentários. Sugestoes de pauta, criticas. Participe.
Se voce tiver contacto com alguma radio comunitaria ou programa que considera interessante nossa agencia pode enviar programas gratuitamente. Avise o endereço eletronico para aonde enviar.

Sociedade Editorial Brasil de Fato Ltda.
Alameda. Eduardo Prado, 676 - Campos Elíseos
01218-010- São Paulo - SP
Assinaturas com Chico, Reila e Juliana.
Fone: 11 2131 0800 Fax: 11 3666 0753.

Comentários

Postagens mais visitadas