Fórum Social Mundial discute auditoria da Dívida na América Latina e a CPI da Dívida no Brasil


O Seminário "Auditoria da Dívida na América Latina e a CPI da Dívida no Brasil" realizado no dia 30 de janeiro em Belém durante o Fórum Social Mundial contou com a presença de cerca de 500 pessoas. O objetivo do evento foi alcançado, divulgando-se a experiência soberana e histórica da Comissão de Auditoria Oficial da Dívida Equatoriana (CAIC), e demais iniciativas de auditoria que estão se iniciando na Bolívia, Venezuela e Paraguai.

O evento visou também estimular e organizar a intervenção da sociedade civil na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Dívida Pública, criada no Congresso Nacional do Brasil em dezembro de 2008.Participaram como palestrantes Eric Toussaint (Comitê para a Anulação da Dívida do Terceiro Mundo/Bélgica e membro da CAIC), Ivan Valente (Deputado Federal – PSOL/SP, proponente da CPI da Dívida), Maria Lucia Fattorelli (Auditoria Cidadã da Dívida do Brasil e membro da CAIC), Babá (Ex-Deputado Federal / Unidos para Lutar – Conlutas) e Ricardo Ulcuango (ex-deputado equatoriano e membro da CAIC).

Coordenou os trabalhos Rosa Emilia Salamanca, da Rede Latindadd. Dentre as deliberações aprovadas, destaca-se a mobilização das entidades e movimentos sociais para o acompanhamento da CPI da Dívida no Congresso Nacional, de modo a pressionar os parlamentares a efetivamente investigarem o endividamento. Também foi proposta e aprovada por aclamação moção de apoio a Maria Lucia Fattorelli, por sua atuação na Comissão de auditoria da dívida do Equador, na subcomissão de dívida comercial, repudiando as infâmias contidas em matéria publicada pelo jornal O Globo de 30 de novembro de 2008.

Durante o evento, foram lançados e distribuídos os mais recentes materiais da Auditoria Cidadã da Dívida, relacionados ao Seminário Internacional "Auditoria de la Deuda en America Latina", realizado em Brasília, nos dias 12 a 14 de novembro de 2008. Um deles é o livro do Seminário, que conta com artigos de todos os palestrantes, fotos e os desdobramentos do evento. Também foi distribuído o folheto "Auditoria da Dívida: Uma Realidade na América Latina", que mostra as iniciativas de auditorias oficiais da dívida em países da América Latina, a partir do exemplo do Equador. O folheto também mostra a urgência da auditoria da dívida em um contexto de crise financeira mundial.


A Auditoria Cidadã da Dívida também participou como palestrante de outras mesas no Fórum Social Mundial: - Políticas Neoliberais e Crise Alimentar (Organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas - Observatório de Políticas Públicas e Lutas Sociais)- Mesa de Diálogo: Auditoria de la Deuda: la experiencia ecuatoriana en perspectiva, organizado por REMTE, com a participação de Maria Elza Viteri (Ministra de Finanças do Equador), Alberto Acosta (ex-presidente da Assembléia Constituinte do Equador), Magdalena Leon (REMTE), Aurora Donoso (Acción Ecologica - Equador), Eric Toussaint (CADTM) e Maria Lucia Fattorelli - O Neoliberalismo no Brasil e as Privatizações - O movimento pela Nulidade da privatização da Cia Vale do Rio Doce, organizado pelo Instituto Reage Brasil, coordenado pela Dra. Clair da Flora Martins (ex-deputada federal).- Crise Global e Recuo do pensamento Hegemônico: Novos Desafios para os Movimentos Sociais e as ONG's (Grupo Pedras Negras - Ibase, Fase, Pólis, Ação Educativa, CECIP, INESC, SOS Corpo, Centro Luís Freire e Geledes)


Os integrantes da mesa do Seminário: Babá (Ex-Deputado Federal / Unidos para Lutar – Conlutas), Rosa Emilia Salamanca (Rede Latindadd), Ivan Valente (Deputado Federal – PSOL/SP, proponente da CPI da Dívida), Maria Lucia Fattorelli (Auditoria Cidadã da Dívida e membro da CAIC), Eric Toussaint (Comitê para a Anulação da Dívida do Terceiro Mundo/Belgica e membro da CAIC) e Ricardo Ulcuango (ex-deputado equatoriano e membro da CAIC).
Fotos: Antônio Jacinto

Enviada por: Comitê Mineiro do Fórum Social Mundial

Comentários

Mario disse…
Eu gosto que a América Latina está unida. vamos construir um mundo mais seguros para todos

Postagens mais visitadas