Pular para o conteúdo principal

Imersão Latina integra programação do Noturno nos Museus de Belo Horizonte com instalação do artista Renato Gaia


Comemorado desde 1977 em várias partes do mundo, 18 de julho é o dia internacional dos Museus. 

Em Belo Horizonte a Fundação Municipal de Cultura promove nesta sexta-feira, 18, o Noturno nos Museus. Mais de 30 espaços culturais da cidade participam do evento e o Instituto Imersão Latina integra a programação com a Cine Instalação do artista Renato Gaia, no CRAV - Centro de Referência Audiovisual que está sendo reaberto depois de ser restaurado. 

Reabertura do Centro de Arte Visual restaurado será no Noturno dos Museus
Sua reabertura ao público conta com uma programação especial durante o Noturno nos Museus de Belo Horizonte, que acontece amanhã (18). Na ocasião será inaugurada a exposição “Tony Vieira: um cineasta mineiro”, que conta a história desse ator, roteirista, produtor e diretor. A mostra exibe textos, documentos de época, fotos, roteiros e revistas que contam um pouco da vida do cineasta. A mostra também contempla peças do acervo pessoal do ator Hytagiba Carneiro e Toni Murtes, filho de Tony Vieira.
O CRAV apresenta ainda uma série de curtas metragens, documentários e cinejornais de seu acervo, a partir das 21h. Duas intervenções acontecem durante o evento, a primeira na fachada da instituição realizada por Renato Gaia, em parceria com o Instituto Imersão Latina. O artista apresenta ação metalinguística utilizando projeções de imagens que evocam a aura do cinema através dos fragmentos de filmes clássicos. Na área externa, o destaque fica por conta de uma obra - site specific – criada por Rogério de Castro Fernandes, no muro interno da instituição, baseada em pesquisas sobre o cinema brasileiro e o acervo do CRAV.
Durante a revitalização, o CRAV recebeu pintura com tinta de silicato para manter as mesmas propriedades da tinta à base de cal usada no período da construção da casa. Na parte interna, nos gradis e nos muros, uma nova pintura foi realizada e o telhado da edificação passou por um exame detalhado com o objetivo de sanar eventuais infiltrações que poderiam danificar a casa.
Segundo o gestor do espaço, Gilvan Rodrigues, a importância do trabalho de restauração está não somente no cuidado com um patrimônio imóvel, mas também, “na proteção de todo o acervo existente sobre a história e memória do audiovisual da cidade”, ressalta.


PROGRAMAÇÃO
CENTRO DE REFERÊNCIA AUDIOVISUAL
19h às 23h – Site-Specific nos muros do CRAV – Rogério Fernandes19h às 23h - Cine Instalação - Site-Specific – Projeções na fachada do CRAV – artista Renato Gaia / Instituto Imersão Latina19h30 – Espetáculo Teatral Outras pessoas ser ou não ser – Luciano Luppi21h às 22h30 – Apresentação de curtas metragens, documentários e cinejornais:- Fragmentos de Aristides Junqueira- Tapera Revolvida- BH Anos 20 - Igino Bonfioli Aqui e Acolá em Terra Mineira- Cine Jornais mudos e falados 
Exposição Tony Vieira: Um Cineasta Mineiro
Serviço: 
Noturno nos Museus em Belo HorizonteData: 18 de julho, sexta-feira, a partir das 19hLocais: Mais de 30 Museus da Capital
Entrada Gratuita
Endereço do CRAV: Avenida Alvares Cabral, 560 - Lourdes - Belo Horizonte. 
Informações: (31) 3277-6330

http://www.bhfazcultura.pbh.gov.br/content/noturno-nos-museus

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tropofonia do IMEL ganha prêmio Roquette Pinto de rádio-arte!

"É com muita satisfação que a ARPUB e o MinC informam que o projeto Tropofonia: um laboratório de sons e sentidos, proposto pelo Instituto Imersão Latina - IMEL foi selecionado para receber o Prêmio Roqutette Pinto de Fomento à Produção de Programas Radiofônicos, na categoria rádio-arte/experimentação sonora."

COMISSÃO DE SELEÇÃO DO I PRÊMIO ROQUETTE- PINTO
ARPUB - Associação das Rádios Públicas do Brasil

"Nós do Instituto Imersão Latina (IMEL) e do Tropofonia recebemos esta notícia hoje e agradecemos a todos que participaram desse processo de construção coletiva do projeto até aqui. O programa Tropofonia agora será disponibilizado para circular pelas rádios comunitárias e educativas de todo o Brasil. Que essa onda se perpetue por todos os ares da América Latina!"
Brenda Marques Pena, Presidente do Instituto Imersão Latina

A Comissão de Seleção do I Concurso de Fomento à Produção de Programas Radiofônicos - Prêmio Roquette-Pinto foi composta pelos membros:

Patrick Torqua…

Os Grandes projetos na Amazônia e seus impactos

“Realizar uma grande aliança dos quem tem modos de vida ligados a terra, as águas e as florestas, povos indígenas,comunidades de camponeses e ribeirinhos e demais entidades sociais que sofrem os impactos dos grandes projetos na Amazônia e de quem se solidariza com eles, para estabelecer a resistência a diversos níveis, local, regional, nacional einternacional”, é o que sugere uma das conclusões do Seminário Internacional de Grandes Projetos na Amazônia e seus Impactos. As conclusões do Seminário foram publicadas no site do Cimi no último dia 6.


Eis a carta final do encontro:

Nós, membros de Movimentos Sociais e Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira, Peruana e Boliviana e do Conselho Missionário Indigenista – Cimi, reunidos no “Seminário Internacional de Grandes Projetos na Amazônia e seus Impactos”, nos dias 2, 3 e 4 de junho de 2010, na cidade de Rio Branco, estado do Acre,

Considerando:

1) Que os grandes projetos da IIRSA(Iniciativa para Integração da Infra-Estrutura da América …

De volta à Pangéia: um dos contos DESnaturalizados de Brenda Mar(que)s Pena do Imersão Latina

De volta à Pangéia* Quem sabe a arte console hoje todos os corações solitários carentes da real beleza muda dos materiais e cores dos sonhos, como intocáveis desejos do querer. Esse era o último apelo de Péricles: viver um deja vu de emoções. Assim as lembranças tomavam o chá das onze com ele todos os dias, como se cada gota tivesse o gosto de um amigo ou amante distante. E foi assim todos os finais de noite, até que a terra se transformou novamente na Pangeia, quando não havia essa divisão entre continentes. E no meio desse emaranhado de terras Péricles viajou no tempo, provocando a erupção de mil vulcões até que a lavra do amor queimou para sempre os corpos…. Brenda Mar(que)s Pena durante lançamento de DESnaturalizados. Foto: Marja Marques *Miniconto do meu livro (DES)naturalizados. Exemplares à venda por R$ 15,00 no Coletivo Contorno (avenida do Contorno 4640 – sala 701, bairro Funcionários) e na Casa Leopoldina (rua Leopoldina 357, bairro Santo Antônio). Peça também pelo e-mail: co…