Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais lança livro em homenagem a Celius Aulicus Gomes Jardim

Em Belo Horizonte, os jornalistas mais experientes geralmente o conhecem. Já entre a geração jovem o nome Celius Aulicus Gomes Jardim praticamente não evoca lembranças. Nem mesmo quando é informada de que se trata de General, apelido com o qual ficou conhecido um dos mais versáteis e talentosos profissionais da imprensa brasileira, também escritor, poeta, humorista e cozinheiro de mão cheia. O apelido vem do pseudônimo General da Banda, com o qual assinava uma coluna de humor no extinto Binômio. Dono de um estilo elegante, por vezes crítico, irreverente e mesclado de humor, Celius Aulicus foi um mestre em retratar o cotidiano de Belo Horizonte em suas crônicas, algumas das quais reunidas no livro “Podem dizer que não falei de flores”, lançado em 1991. Também se destacava pela ampla cultura geral. Numa época em que não havia internet, era a ele que os colegas recorriam como fonte para esclarecimento de dúvidas sobre temas diversos para as quais havia sempre uma resposta correta.

Com o propósito de resgatar sua obra e memória, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais vai lançar dia 10 de setembro, na abertura da 3ª Mostra de Arte dos Jornalistas Mineiros, o livro “Celius Aulicus, o muito amado General”. O livro contém parte do vasto legado deixado por Celius Aulicus e depoimentos de parentes e pessoas que com ele conviveram. Desta lista fazem parte Cyro Siqueira, Dídimo Paiva, Mauro Werkema, José Maria Rabelo, Dinorah Carmo, Hélia Ventura, Hiram Firmino, Mirtes Helena, Bley Barbosa, Délio Rocha, Arnaldo Viana, Clara Arreguy, Beatriz Lima, Juliana Gouthier, Cássius Jardim (Bareta) e Júlia Jardim.

 A capa do livro é ilustrada por uma charge de Ziraldo em homenagem a Celius Aulicus pelos seus 50 anos de militância jornalística comemorados em 1984. Naquela data, foi realizada uma festa intitulada “ Noite do General I”, no Cine Santa Teresa, situado no bairro de mesmo nome em Belo Horizonte. Na reprodução podem ser conferidas assinatura dos vários colegas e amigos que foram prestigiá-lo. Celius Aulicus é o jornalista homenageado da edição deste ano da Mostra de Arte que será realizada em Belo Horizonte de 10 a 20 de setembro, na sede do sindicato (Av. Álvares Cabral, 400).

A Mostra é um espaço para os jornalistas exibirem suas criações fora das redações, como pinturas, esculturas, fotos, culinária, desenhos, artesanato, música, literatura, dentre outras manifestações.  A exposição será encerrada com uma feira de arte culinária pelos jornalistas que gostam de cozinhar. A animação ficará por conta dos músicos que também fazem parte da categoria.

A mostra recebe inscrições de artistas para expor seus trabalhos e lançar livros até 30 de agosto.

Informações:
(31) 3224 5011
www.jornalistasdeminas.org.br

Comentários

Postagens mais visitadas