Festivale chega a 30 anos de promoção da cultura do Vale do Jequitinhonha


30º FESTIVALE
FESTA DE LANÇAMENTO EM BELO HORIZONTE


Nesta quarta-feira, dia 09, a FECAJE – Federação das Entidades Culturais do Vale do Jequitinhonha, com o apoio do Instituto Sociocultural VALEMAIS, promoverá em Belo Horizonte, como nos anos anteriores, a festa de lançamento do 30º FESTIVALE – Festival de Cultura Popular do Jequitinhonha.

Durante o evento, por iniciativa da Secretária de Cultura Eliane Parreiras, 30 pessoas serão homenageadas pelas relevantes contribuições com a cultura do Vale do Jequitinhonha nos últimos 32 anos.

O Festivale teve suas origens no “I Encontro de Compositores do Vale do Jequitinhonha” promovido pelo jornal Geraes em 1979 na cidade de Itaobim. Seu objetivo era dar vez e voz ao povo do Vale, sua cultura, seus sonhos e sua luta por melhores condições de vida.

Em 1980 foi realizado o primeiro Festivale na cidade de Itaobim. Desde então, o evento se repetiu sempre com o caráter da itinerância, tendo como objetivo principal valorizar, preservar e divulgar a cultura popular do Vale do Jequitinhonha, promover o intercâmbio entre os artistas e o público e a comercialização da arte ali produzida.

Desde o início do Festivale o evento foi palco de todas as manifestações artísticas da região, como folia de reis, congado, boi de janeiro, a dança, o teatro, o canto coral e o artesanato, tudo criado a partir das mais variadas matérias primas encontradas na região, entre elas o barro, a palha, o couro, o tecido, a linha, o cipó, as pedras preciosas, o coco e o ouro, a experiência de vida e da sabedoria popular.

Toda essa diversidade cultural foi fonte de inspiração para pintores, escritores, artesãos, compositores e poetas que deram asas à imaginação, transformando a realidade em poesia, música e pinturas que contam a história de uma civilização, eternizada em telas, escrita em livros, declamadas e cantadas por gerações. Sem dúvida, uma tradição secular que atravessa o tempo e navega por anos a fio pelas margens do rio Jequitinhonha.

Toda essa cultura tem sido fonte de pesquisas para escolas, universidades e pesquisadores. É matéria-prima de estudos em cursos de mestrados e doutorados.

Enfim, o Vale do Jequitinhonha sempre foi um manancial inesgotável de informações. A criatividade brota na aridez do solo, no calor do sol escaldante. A inspiração vem das lembranças dos antepassados, da saudade brotada das histórias dos antigos e da força que nasce a cada dia da simples alegria de viver.

É com esse espírito que será realizado, de 20 a 26 de janeiro, na cidade de Medina, à beira da Rio-Bahia, mais um Festival itinerante, o 30º FESTIVALE.

EVENTO: LANÇAMENTO DO 30º FESTIVALE EM BH
LOCAL: PIZZARIA VINICIUS
Endereço: Av. Coronel Pedro Paulo Penido, 212, Cidade Nova
Horário: 19 às 22hs
Entrada Franca – Reservas pelo telefone: 31 3484-4266


LISTA DOS HOMENAGEADOS

ORDEM
NOME
CIDADE
1
Albano Silveira Machado
Berilo
2
Angela Gomes Freire
Araçuai
3
Aurélio Silby
Itaobim
4
Benedito Silva Porto
Capelinha
5
Chico Damasceno
jordânia
6
Claudio Bento
Jequitinhonha
7
Darkan Viana
Rubim
8
Fabiane Pereira Vargens
Jordânia
9
Francisco de Assis Mota (Zizinho)
Novo cruzeiro
10
Frei Chico
Holanda
11
George Abner
Pedra Azul
12
Gonzaga Medeiros
Fronteiras dos Vales
13
Guilardo Veloso
Pedra Azul
14
Itamar Alves de Souza
Minas Novas
15
João Evangelista Rodrigues
Belo Horizonte
16
José Ênio
Diamantina
17
Lodonio Figueiredo
Pedra Azul
18
Marcos Gobira Damasceno
Jordânia
19
Maria Núbia Alves Cruz
Pedra Azul
20
Mauro Chaves
Medina
21
Paulinho Pedra Azul
Pedra Azul
22
Pereira da Viola
São Julião
23
Raimundo Luiz Vieira
Padre Paraíso
24
Rubinho do Vale
Rubim
25
Saulo Laranjeira
Pedra Azul
26
Tadeu Martins Soares
Itaobim
27
Titane
Oliveira
28
Ulisses Mendes
Itinga
29
Valdeci Paulo de Souza
Salinas
30
Vilmar Oliveira
Jordânia


Informações enviadas pelo Instituto Vale Mais




Rua Silva Jardim, 25F  - Floresta
30150-010 - Belo Horizonte - MG
Tel.: 31.2526.1015 e-mail: valemaisjequitinhonha@gmail.com
www.valemais.org.br
Twitter: valedojequi

Comentários

Postagens mais visitadas