Pular para o conteúdo principal

Instituto Imersão Latina comemora aniversário com show na Virada Cultural do Mercado das Borboletas

Show Nova Tropicália reúne banda Cáustica, 12DUOITO e Cristiano Lima

Belo Horizonte está cheia de novos artistas. Tanta diversidade cultural que só uma festa com 32 horas de duração. Essa é a proposta da Virada Cultural do Mercado das Borboletas, evento que começa às 15 horas do sábado, dia 03 de dezembro e vai até às 22 horas deste domingo, dia 04 de dezembro.

O Instituto Imersão Latina (Imel) comemora seis anos de ativismo cultural com um espaço especial na Virada. O show “Nova Tropicália” com as Bandas Cáustica e 12DUOITO será no sábado, dia 03 de dezembro, às 19 horas. Cristiano Lima se apresenta no domingo, dia 04 de dezembro, às 18 horas.

O Show “Nova Tropicália” faz parte das atividades do projeto “Integrando Artistas e Diversidades”, promovido pelo Imersão latina, que elegeu o tropicalismo como tema das suas comemorações de aniversário. Na Virada, além do Show, haverá performance poética, do grupo “Nós da poesia”. O Imel também realiza nesta sexta-feira, dia 02 de dezembro, a partir das 20 h, o lançamento do livro “Tropicália – Um Caldeirão Cultural”, no Godofredo Bar, em Santa Tereza.

De acordo com a presidente do Imel, Brenda Marques, o resgate do tropicalismo é muito importante para a cultura brasileira e tem sido feito pelos próprios artistas da atualidade. “Este foi um movimento ímpar na valorização das mesclas culturais dos povos e expressa toda uma diversidade cultural a partir disso. O Instituto Imersão Latina em seus seis anos de atuação busca sempre realizar eventos de integração entre as artes e os artistas e trabalha na articulação destes por acreditar na coletividade e nas parcerias. Mostrar a importância dos movimentos culturais é um dos nossos objetivos, pois eles sempre envolvem um grupo de pessoas por um ideal comum”, afirma.

Instituto Imersão latina



O Instituto Imersão Latina (Imel) é formado por ativistas que se preocupam em pesquisar e difundir toda a diversidade cultural, ambiental e de ideias, por meio da realização de eventos de artes-integradas e da cultura digital livre. Seus integrantes acreditam numa proposta de multiculturalismo brasileiro que promova a cultura e a arte do país, incluindo a diversidade dos seus artistas e suas relações com a cultura brasileira, latina e do mundo.


O dia 30 de outubro foi oficializado como data de fundação do Instituto, com sede em Belo Horizonte, Minas Gerais. O Instituto mantém espaços permanentes de comunicação multimídia: o blog www.imersaoaltina.com, é atualizado diariamente com informações enviadas por colaboradores.


Banda Cáustica -




A Banda Cáustica é um trio feminino que aposta no lugar fronteiriço entre o rock e outras vertentes musicais. O primeiro EP da banda lançado neste ano de 2011 leva o nome de Musas e Medusas e surgiu da pesquisa sonora e poética que procura trazer à tona angústias e experiências do universo feminino com a sutileza e agressividade típicas das mulheres Cáusticas. Sem medo das contradições, as Cáusticas corroem o jazz, o pop e o rock em busca de uma sonoridade única e de uma dissolução capaz de contagiar e estarrecer o público ao mesmo tempo.


O som tem atraído ouvintes de todas as partes, prova disso é que a banda está em segundo lugar no Top 10 das mais escutadas do Toque no Brasil.




Banda 12DUOITO -



Músicos reunidos na exploração das antigas raízes rítmicas, transformando-as em algo novo e ousado. A arte da banda consiste na interação de indivíduos vinculados ao samba, ciranda, maracatu, rock setentista, soul e dub, contextualizando essas referências em sua própria linguagem, estimulando as pessoas através da mente (em forma de poesias questionadoras e conclusivas) e do corpo (pela pegada dos grooves dos rifs e tambores).



Cristiano Lima - http://www.myspace.com/cristianolimapop
Interprete diferenciado, com influências de grandes nomes da música, como: Dorival Caymmi, Caetano Veloso, dentre outros. Cristiano une de

forma competente a tradição com a contemporaneidade. Ouve, pesquisa e busca na música a essência da intenção do compositor, para que, com sua voz clara, segura e espontânea, possa reescrever a canção.


Serviço:
Show “Nova Tropicália” – Virada Cultural do Mercado das Borboletas
Bandas Cáustica e 12DUOITO - sábado, dia 03 de dezembro, às 19 horas. Cristiano Lima - domingo, dia 04 de dezembro, às 18 horas.
Endereço: Av. Olegário Maciel, 742 - Centro - Belo Horizonte - MG – 3º. piso do Mercado Novo.

Lançamento do livro: “Tropicália - Um Caldeirão Cultural”, de Getúlio Mac Cord,
Data: 02 de dezembro, sexta-feira
Local: Godofredo Bar – Rua Paraisopolis, 738 – Santa Tereza
Horário: a partir das 20h

Assessoria de Imprensa:

(31) 9678-8209 Adriana Borges
www.imersaolatina.blogspot.com

Comentários

Avelin disse…
Tô garrada!

Postagens mais visitadas deste blog

Tropofonia do IMEL ganha prêmio Roquette Pinto de rádio-arte!

"É com muita satisfação que a ARPUB e o MinC informam que o projeto Tropofonia: um laboratório de sons e sentidos, proposto pelo Instituto Imersão Latina - IMEL foi selecionado para receber o Prêmio Roqutette Pinto de Fomento à Produção de Programas Radiofônicos, na categoria rádio-arte/experimentação sonora."

COMISSÃO DE SELEÇÃO DO I PRÊMIO ROQUETTE- PINTO
ARPUB - Associação das Rádios Públicas do Brasil

"Nós do Instituto Imersão Latina (IMEL) e do Tropofonia recebemos esta notícia hoje e agradecemos a todos que participaram desse processo de construção coletiva do projeto até aqui. O programa Tropofonia agora será disponibilizado para circular pelas rádios comunitárias e educativas de todo o Brasil. Que essa onda se perpetue por todos os ares da América Latina!"
Brenda Marques Pena, Presidente do Instituto Imersão Latina

A Comissão de Seleção do I Concurso de Fomento à Produção de Programas Radiofônicos - Prêmio Roquette-Pinto foi composta pelos membros:

Patrick Torqua…

Os Grandes projetos na Amazônia e seus impactos

“Realizar uma grande aliança dos quem tem modos de vida ligados a terra, as águas e as florestas, povos indígenas,comunidades de camponeses e ribeirinhos e demais entidades sociais que sofrem os impactos dos grandes projetos na Amazônia e de quem se solidariza com eles, para estabelecer a resistência a diversos níveis, local, regional, nacional einternacional”, é o que sugere uma das conclusões do Seminário Internacional de Grandes Projetos na Amazônia e seus Impactos. As conclusões do Seminário foram publicadas no site do Cimi no último dia 6.


Eis a carta final do encontro:

Nós, membros de Movimentos Sociais e Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira, Peruana e Boliviana e do Conselho Missionário Indigenista – Cimi, reunidos no “Seminário Internacional de Grandes Projetos na Amazônia e seus Impactos”, nos dias 2, 3 e 4 de junho de 2010, na cidade de Rio Branco, estado do Acre,

Considerando:

1) Que os grandes projetos da IIRSA(Iniciativa para Integração da Infra-Estrutura da América …

De volta à Pangéia: um dos contos DESnaturalizados de Brenda Mar(que)s Pena do Imersão Latina

De volta à Pangéia* Quem sabe a arte console hoje todos os corações solitários carentes da real beleza muda dos materiais e cores dos sonhos, como intocáveis desejos do querer. Esse era o último apelo de Péricles: viver um deja vu de emoções. Assim as lembranças tomavam o chá das onze com ele todos os dias, como se cada gota tivesse o gosto de um amigo ou amante distante. E foi assim todos os finais de noite, até que a terra se transformou novamente na Pangeia, quando não havia essa divisão entre continentes. E no meio desse emaranhado de terras Péricles viajou no tempo, provocando a erupção de mil vulcões até que a lavra do amor queimou para sempre os corpos…. Brenda Mar(que)s Pena durante lançamento de DESnaturalizados. Foto: Marja Marques *Miniconto do meu livro (DES)naturalizados. Exemplares à venda por R$ 15,00 no Coletivo Contorno (avenida do Contorno 4640 – sala 701, bairro Funcionários) e na Casa Leopoldina (rua Leopoldina 357, bairro Santo Antônio). Peça também pelo e-mail: co…