Terças Poéticas completa 5 anos

O Terças Poéticas recebe na próxima terça-feira, 07 de dezembro, o poeta Wilmar Silva, no lançamento de seu livro Z a Zero, uma poesia de letras e números. Às 18h30 na sala do Coral Lírico, o público poderá prestigiar a homenagem ao curador do projeto, que há cinco anos promove a leitura, vivência e memória da poesia pelo projeto. A entrada é franca.

O evento encerra a temporada do Terças Poéticas de 2010. Na sequência Wilmar Silva viaja para Cochabamba, Bolívia onde ao lado de Francesco Napoli, do Núcleo Tropofonia BH, participam do Encontro Tropofonia. O Programa Tropofonia, por meio do Instituto Imersão Latina foi um dos selecionados para receber o prêmio Roquette Pinto 2010 da Arpub - Associação de Rádios Públicas do Brasil, com apoio do MINC e da Petrobras, via lei Federal de Incentivo à Cultura. A experiência BioSonora será compartilhada na próxima semana, de segunda a domingo, dias 13 a 19 de dezembro, no 2º Festival Internacional Tropofonia: una experiencia del lenguaje.

O Instituto Imersão Latina é parceiro do Projeto Tropofonia desde 2008, na divulgação e difusão das experimentações sonoras que possibilitam trabalhos criativos com a linguagem e o trabalho colaborativo entre artistas da América Latina. Além dos programas de rádio o Tropofonia prevê encontros, publicações e apresentações culturais em diversas linguagens artísticas: artes cênicas, visuais, literaturam, música. Veja a programação do Festival em: http://www.tropofonia.com.ar


Z a Zero

Depois de cinco anos sem publicar livros de poesia, o poeta Wilmar Silva lança o Z a Zero, uma poesia de letras e números, onde apresenta uma experiência de linguagem radicalmente inédita. Para o poeta português Fernando Aguiar, “Z a Zero é igualmente uma obra inventiva no seu minimalismo estético, conseguindo criar uma sequência de poemas com um conjunto reduzido de elementos gráficos”.

Curiosamente, Z a Zero é um livro constituído por vinte e seis poemas que não contêm uma única palavra que possa ser encontrada no dicionário. Wilmar Silva utiliza a repetição formal e estrutural para remarcar o poema e imprimir ao conjunto uma unidade que os livros de poesia normalmente não têm, criando uma poética compacta, consistente e global, com a força que lhe é dada pelo dizer sistemático e repetitivo dos grafemas utilizados. Foram abordadas criativamente todas as letras do alfabeto e todos os signos da gramática numeral.

Serviço: Terças Poéticas – Lançamento do livro Z a zero, de Wilmar Silva
Data: 07 de dezembro
Horário: 18h30
Local: Sala do Coral Lírico
Entrada franca
Duração: 2h
Classificação etária: livre
Informações: (31) 3236-7400

Comentários