Rogério Salgado comemora 35 anos de carreira poética com livro inédito

Foto: Rogério e a poesia na Praça Sete. Por Brenda Marques

O poeta fluminense, radicado em Belo Horizonte, também faz aniversário no dia 6 de janeiro. E nesse ano Rogério Salgado entra comemora 35 anos de carreira literária, iniciada em 1975, em sua terra natal, Campos dos Goytacazes. E para o público leitor de sua obra, lança em breve, um livro inédito intitulado “Poemas”. Leia abaixo em primeira mão, um dos poemas do livro:

ATITUDE
(Para Terezinha Manczak)

Quando todas as portas se fecharam
pulei a janela e corri ao encontro do so
l.


Para o poeta Lecy Pereira Sousa: “Rogério Salgado tem feito de sua vida uma contínua labuta em prol da poesia e daqueles que a cultivam seja em seus amplos apartamentos, casas com quintal e pés de manga ou casebres honrados nas favelas.”

Rogério Salgado é natural de Campos dos Goytacazes, interior do estado do Rio de Janeiro. Em 1980, com a morte da mãe, mudou-se para Belo Horizonte. Em 1983 criou a revista Arte Quintal, um dos mais importantes veículos culturais da época. Em 1993 criou o projeto “In/Sacando a Poesia”, que consistia em colocar poemas dentro de saquinhos de embalar pães nas padarias, recebendo pelo projeto, o Prêmio Capital Nacional-Categoria Poesia, em Aracaju/SE, em 1998. Em 1994 teve um conto de sua autoria, adaptado para o extinto programa Você Decide, da Rede Globo de Televisão.

Em 2000 criou com vários poetas, o Sarau da Lagoa do Nado, dando inicio a efervescência poética que iria crescer nos próximos anos na capital mineira. Desde 2005 realiza com Virgilene Araújo, o
“Belô Poético – Encontro Nacional de Poesia”, evento este que reúne em Belo Horizonte, poetas de diversos estados do país e do exterior. Também com Virgilene Araújo, idealizou e concebeu o projeto “Poesia na Praça Sete”, em Belo Horizonte, projeto realizado com os benefícios da Lei Municipal de Incentivo a Cultura de Belo Horizonte, já em sua 3ª edição. Figura em muitas antologias, entre elas: “A Poesia Mineira no Século XX” (Imago Editora-1999), organizado por Assis Brasil. Em 35 anos de carreira poética, publicou mais de 20 livro
s.

Comentários

Postagens mais visitadas