Movimentos de solidariedade a Cuba comemoram o dia da rebeldia cubana nesse fim-de-semana


"Dentro de poucas horas vocês serão vitoriosos ou derrotados, mas, independentemente do resultado, este Movimento triunfará (...) Vocês já conhecem os objetivos de nosso plano; é um plano perigoso, e aqueles que me seguirem esta noite terão que fazê-lo voluntariamente."

Fidel Castro a seus seguidores
(madrugada do dia 26 de julho de 1953)


O 26 de julho é um data especial para os cubanos e para todos aos defensores do socialismo na América Latina. Nesse dia o quartel Moncada símbolo da ditadura de Fulgêncio Batista foi atacado por um grupo de patriotas comandado por Fidel Castro. Esse ato foi o começo de uma revolução que conseguiu seu triunfo seis anos depois.

Este ano a revolução cubana completa 50 anos!

O Instituto Imersão Latina recebeu mensagens de vários movimentos de solidariedade a cuba nos últimos dias e destaca aqui as atividades em algumas cidades. Participe!

BRASÍLIA, DF

A Embaixada de Cuba antecipou as comemorações para sábado com uma festa no Caribeño Club com rodada de mojito e cuba libre.

O evento foi organizado pela Associação Nacional de Cubanos Residentes no Brasil - ANCREB / José Martí, Núcleo de Estudos Cubanos da Universidade de Brasília -NESCUBA/CEAM/UnB e Movimento de Solidariedade à Cuba no Brasil

SÃO PAULO, SP

O Movimento Paulista de Solidariedade a Cuba promove neste domingo a comemoração ao Dia Nacional da Rebeldia Cubana (26/7), na sede Nacional da Educafro. As atividades deste ano na capital paulista compõe uma agenda mais ampla junto aos países da ALBA - Aliança Bolivariana para as Américas.

O ato-político terá a presença do Cônsul Geral de Cuba em São Paulo, o Embaixador Carlos Trejo
Sosa; Doris Theis, Consulesa Geral da República Bolivariana da Venezuela em São Paulo; Marcelo Buzetto, da direção estadual do MST; Raphael Martinelli, Presidente Fórum Permanente dos Ex-Presos e Perseguidos Políticos de SP; Luiz Bernardo Pericás, doutor em História Econômica pela USP, além de uma apresentação musical do grupo cubano Sandunga.

Data: 26 de julho, domingo
Horário: das 15h às 19h30
Local: Educafro - Rua Riachuelo, 268, centro de São Paulo
(próximo ao metrô Sé, atrás do Largo São Francisco)


BELO HORIZONTE, MG

Na capital mineira, o Cafofo Net Cine e o Projeto "Soy Loco por Ti, História e Cultura de Nossa América realizam a semana "Siempre es veintiséis" com mostra de filmes que se encerra amanhã (domingo) com uma super festa com o melhor dos ritmos caribenhos na perfomance da cubaníssima Teresa Morales e Grupo.

Programação do dia 26/07/2009:

18:00 - Exibição do Filme: Soy Cuba/Sou Cuba
( Mikhail Kalatozov, 1964, 141 min).

A mais espetacular descoberta cinematográfica da década. Filmado pelo grande e premiado diretor russo Mikhail Kalatozov (Quando Voam as Cegonhas - 1957), Eu sou Cuba é um poema visual do Comunismo Kitsch que mostra a opressão do povo cubano em plena revolução dos anos 60. Kalatozov mostrou com sua câmera acrobática, em grande angular, imagens fascinantes de Cuba, com vários planos-seqüências sem corte, lembrado em vários momentos o virtuosismo de Orson Welles. Depois de assistir Eu Sou Cuba você mudará suas referências cinematográficas para sempre. Comentários: Sérgio Danilo Miranda Rocha (Instituto Maurício Grabois)

22:00 - Festa Cubana com Teresa Morales e Grupo.

"Teresa Morales é uma experiente cantora cubana, formada em Artes Cênicas e Piano na Escola Nacional de Arte de Cuba, tendo feito também curso de Canto e Folclore na Escola Ignácio Cervantes e curso de locução com professores particulares. Conta na sua bagagem com inúmeras apresentações como cantora e atriz nas principais cidades de Cuba e também no exterior. O trabalho de Teresa Morales e Grupo está inteiramente baseado na tradição cubano-caribenha. Gêneros como rumba, salsa, son montuno, bolero, merengue, cha cha cha, guaguanco, fazem parte do repertório. O show é contagiante, dançante e dinâmico. Teresa Morales usa toda sua experiência como cantora e atriz para interagir e incendiar a platéia num espetáculo onde estão presentes a euforia de uma rumba, o intimismo de um bolero e o ritmo cadenciado e gostoso de uma cha-cha-cha. Imperdível!"

Informações divulgadas no site Jornalistas de Minas: http://www.sjpmg.org.br/

A entrada é gratuita, basta confirmar a presença pelo e-mail: programasoylocoporti@yahoo.com.br,
ou pelos telefones: (31) 3267-1777, ou (31) 9191-9552
O Cafofo Net Cine fica na rua Jacuí, 3862, bairro Ipiranga - Belo Horizonte
e-mail: cafofonetcine@gmail.com skype: cafofonetcine

VEJA MAPAS E PROGRAMAÇÃO CULTURAL NO SITE:

Comentários