Espaço Espanca realiza feira de publicações independentes e lança o fanzine A Zica

Trio de produção do Zine A Zica. Foto por Vinícius Lacerda
A Feira Espanca vai receber 50 feirantes. Quadrinhos, fanzines, livros de artista, acadêmicos, editoras fantasmas, pequenas editoras especializadas em títulos literários, acadêmicos, e artistas que confeccionam suas próprias gravuras, pôsters e até t-shirts. A feira também terá um espaço reservado para o escambo de livros, revistas e discos. 

O evento abre às 15h no Teatro Espanca com um bate-papo sobre publicações independentes. Uma conversa livre sobre artes gráficas e sobre os meios necessários para a auto-publicação com Amir Brito (artista gráfico e professor da Habilitação em Artes Gráficas da Escola de Belas Artes da UFMG, realiza pesquisas sobre livros de artista. Participou de mostras coletivas de gravura e de poesia visual), Ricardo Portilho (graduado em Comunicação Social pela UFMG e Desenho Industrial pela UEMG, é Mestre em Design pelo Sandberg Institute, Amsterdã. Desenvolve projetos para clientes e pesquisas de iniciativa própria que utilizam a linguagem do design gráfico em diferentes mídias e contextos) e a equipe da revista Piseagrama (http://piseagrama.org/).

Artistas gráficos e editores que integram a Feira Espanca de Publicações Independentes: Libretto; Mundo Julhelena; Relicário Edições; Entrelinha Papelaria; Nunc Edições de Artistas; La Idea; Edições Andante; Gambiologia; Zinas; Piseagrama; Chão da feira; Bruna Olira; Selo Maritaca; Quatroloscinco; Parahyba; Polvilho Edições; Owvist; Marcos Assis; Amendoim; Legalize; Coletivo da Gravura; Quatro e Vinte Cinco; Passaporte; Tokumoto; Lote 42; Carol Merlo; Ateliê Midiológico; Desali; Tumor; Irthum; Marcelo Dolabella; Dereco; Oi Kabum; Substância; Iago Passos; Rafael La Cruz; Uarapiol e O que você quer.

A edição 4 da A Zica também éuma das atrações da feira. Revista colaborativa e independente de ilustrações, quadrinhos e textos, a Zica é editada por João Perdigão, Luiz  Navarro e Marcos Batista. A cada edição, eles propõem três temas aos artistas convidados. Os temas da vez são funk, Rússia e dinossauro. Foram 56 artistas selecionados nesta edição.


Para encerrar, a feira se transforma em festa, uma comemoração ao lançamento da A Zica, com show do MC Papo (http://pt.wikipedia.org/wiki/MC_Papo), rapper e funkeiro belo-horizontino autor dos hits "Piriguete"e "Texas" (BH éo Texas). MC Papo foi convidado por um dos temas da revista ser funk. 

Feira Espanca de Publicações Independentes. Foto por Leo Lara


Comentários

Postagens mais visitadas