NÃO VAI TER COPA E O ORGULHO DE SER BRASILEIRO!


  • Por Adriana Borges*
  • O futebol sempre foi uma paixão nacional e continuará a ser! Independente de Copa do Mundo aqui ou acolá! Este grande enfrentamento entre as nações sempre foi uma vitrine da nossa criatividade, da nossa alegria e do nosso gingado! Do nosso jeito de levar a vida! Sim, o futebol arte nos trouxe fama, prestígio, prêmios e uma imagem! Tenho orgulho disso porque eu sou brasileira e gosto de futebol! E tenho orgulho também de saber que o meu povo não é mais tão alienado como se diria tempos atrás " O povo passa fome mas só pensa em futebol". Pois, continua pensando sim e ama! Mas quer mais que estádios bonitos, obras faraônicas sem utilidade pública e um basta à corrupção! Yes, nós queremos mais que pão e circo! Tenho orgulho disso! E você não?

    Tenho orgulho de saber que uma boa parte do povo brasileiro está em campo, nas ruas, levantando bandeiras, fazendo greves, reivindicando direitos mais que necessários e urgentes. Apoio todo ativista de verdade! E tenho orgulho de fazer parte desse bloco que não é Oposição e sim Ação! Ação por Direitos, Cidadania, por uma vida Digna. Nenhum país realmente avançou em suas lutas e conquistou direitos sem um processo de lutas e de grandes mobilizações sociais! O Brasil voltou a ser Democracia há três décadas!

    "Não Vai ter Copa" é uma Hashtag de luta por direitos mais que legítimos, capitaneada por pessoas anônimas, grupos de trabalhadores, estudantes e movimentos sociais, da parte mais politizada de ativistas e realmente comprometida com mudanças sociais. Porque não existe prioridade maior que a vida, ainda que o país se mova magicamente e pare por um lance bonito, por uma bola rolada nós pés, por um grito de gol!

    A nossa luta é por todos, é por um gol de placa em todas as outras nações! Porque somos muito mais que futebol! Hoje sim, nós somos! Um país em direção ao crescimento social e a independência de verdade!

    Adriana Borges é jornalista, produtora cultural e conselheira do Instituto Imersão Latina.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tropofonia do IMEL ganha prêmio Roquette Pinto de rádio-arte!

Os Grandes projetos na Amazônia e seus impactos