8º Belô Poético - Encontro Nacional de Poesia de Belo Horizonte começa nesta quinta-feira


De 26 a 28 de julho de 2012 será realizado o 8º Belô Poético com o tema: A Poética que valoriza os grupos sócio, educativos, poéticos e culturais. A edição deste ano é dedicado a memória do poeta Júlio Emílio Tentaterra. O Encontro será no Teatro da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, mais algumas atividades são em outros espaços como o já tradicional Sarau do Belô na Livraria Travessa.
O Belô Poético - Encontro Nacional de Poesia de Belo Horizonte|MG, inspirado no Psiu Poético - Salão Nacional de Poesia de Montes Claros|MG, foi criado em 2005, pelos poetas Rogério Salgado e Virgilene Araújo (foto ao lado). Para ambos, o maior desafio da poesia continua sendo o de estar a serviço da humanidade. Esse Encontro vem reunindo poetas de vários Estados do país e também poetas estrangeiros que, unidos pela poesia, trocam experiências e lutam por um mundo justo e melhor para todos. Confira a programação completa e participe!


PROGRAMAÇÃO 


26 de julho – Quinta-feira 
ABERTURA OFICIAL
Local: Teatro da Assembleia Legislativa de MG (Rua Rodrigues Caldas, 30 – Térreo – Santo Agostinho – Belo Horizonte\MG) - Entrada Franca Apresentação: Graça Faisão

Atividades da noite:
19h – “O menor espetáculo da Terra” com o poeta Paco Cac (DF)
19:15 - Homenagem aos Grupos Culturais que contribuem com a poesia brasileira, seguido de apresentação dos mesmos. Grupo Escola Tambolelê (MG) Arautos do Gueto (MG) Centro Cultural Araçá (Apresentação da Cia. de Teatro Encenação (ES) 20h “RoraiMinas” Apresentação Musical de Eliakin Rufino (RR) - Convidado especial Carlos Farias (MG)
20h30 Coquetel de confraternização entre os poetas e participantes e lançamento do CD “Relaxamento e Reprogramação Emocional”.de Renilson Durães e livros “A Eternidade dos Dias” de Luiz Otávio Oliani e “Vão da Palavra” de Regina Lyra

*Para a Abertura Oficial do 8º Belô Poético: translado gratuito aos poetas de outras cidades e\ou capitais. Concentração em frente ao Museu de Artes e Ofícios, na Praça da Estação/BH - Horário 18h.

27 de julho – Sexta-feira

ATIVIDADE EXTERNA
9h – Exercício Poético de Cidadania Local: Hospital Militar Av. do Contorno 2.787 - Santa Efigênia - Belo Horizonte, MG - Coordenação dos poetas Nelci Nunes (MG), Aroldo Pereira (MG) e Deomídio Macedo (BA) (Concentração, dos poetas que desejarem fazer parte dessa atividade, em frente ao Museu de Artes e Ofícios, na Praça da Estação/BH - Horário 8h – translado gratuito).
I 12h às 14h – intervalo para o almoço ATIVIDADES NO TEATRO DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE MG.
14h15 – Terapia Corporal e Massagem – “ O Toque Essencial” com o poeta, estudioso e praticante de yoga Renilson Durães - Montes Claros (MG).
14h30 – Palestra Tema: “Quando a ONG é séria quem ganha são os brasileiros e o país” Palestrante e filósofo: Rodrigo Starling (MG)
15h – Intercâmbio de conhecimentos e opiniões entre palestrantes e plateia . “A poética que valoriza os grupos sócio educativos poéticos culturais” Palestrantes: Shila Joaquim (ES), Geovanne Sassá (MG) e José Antônio Inácio (MG).
17h – Chá da tarde ATIVIDADE EXTERNA 19h30 – Sarau Lítero Musical com os “Poetas En/Cena 6” Abertura: Pocket Show Musical: Banda Orfeu & os Alquimistas Local: Status Café Cultura e Arte Rua Pernambuco, 1.150 – Savassi – (31) 3261- 4699 Apresentadores: Carlos Farias (MG) e poeta Márcia Araújo (MG)

28 de julho – Sábado

ATIVIDADE EXTERNA 9h às 12h – Leilão Literário, Momento para trocas de experiências\relatos , (somente de poetas inscritos no Belô Poético) e Sarau de Fraldas da poeta Brenda Marques Pena. Coordenação: poetas Bilá Bernardes (MG), Inez Alves (MG) e Arlindo Nóbrega (SP). Local: Escola Especializada Comunviver Av. Barbacena, 1477. B. Santo Agostinho (Próximo ao Teatro da Assembleia). 12h30 às 15h – Intervalo para almoço

ATIVIDADES NO TEATRO DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE MG

14h15 – Terapia Corporal e Massagem – “ O Toque Essencial” com o poeta, estudioso e praticante de yoga Renilson Durães - Montes Claros (MG) 14h:45 – Palestra “Informação e Prevenção às DSTs e AIDS” - Palestrante: Jacson Félix da Silva - Membro do Corpo de Enfermagem do Hospital Militar de Minas Gerais.
15h30 – “Marca Páginas”: Apresentação do poeta Irineu Baroni (MG). Performance sobre Florbela Espanca, com Stella Souza “Show precursor da paz e amor”: Performance com o poeta Luiz Gonzaga Marcelino Performance poética e musical composta de poemas com foco no processo evolutivo da humanidade: “Caminhos”, com Ênio Poeta.

ATIVIDADE EXTERNA
19h – Roda de Samba (Manifestação Cultural de Matriz Africana) e Recital Poético. Local: Centro de Reintegração Social Cultural Nova Vida Rua Marechal Rondon, 30 – Bairro Primeiro de Maio\BH. (Concentração, dos poetas que desejarem fazer parte dessa atividade, em frente ao Museu de Artes e Ofícios, na Praça da Estação/BH - Horário 18h – translado gratuito)

29 de julho – Domingo 
Atividade Extra Programação (Somente para quem participou do 8º Belô Poético) 9h – Passeio Turístico Local: Local: Habitat Orquídeas – Bairro taquaril -Belo Horizonte\MG (onde haverá um sarau poético) Saída às 9h (Concentração, dos poetas que desejarem fazer parte dessa atividade, em frente ao Museu de Artes e Ofícios, na Praça da Estação/BH - Horário 8h).

Os artistas constantes na programação são apoiadores do 8º Belô Poético.

POÉTICA DA CIDADANIA

"As organizações da sociedade civil, popularmente chamadas de ONGs (termo que vem caindo em desuso), já se destacam e tendem a assumir um papel cada vez mais relevante no mundo contemporâneo. Elas atuam no chamado Terceiro Setor, ou seja, não possuem vínculo direto com o Primeiro Setor (governos) e nem o Segundo Setor (empresas), por muito tempo, responsáveis pelas desigualdades socioeconômicas que acometem nosso país. Felizmente, esta história vem mudando. Hoje, as relações entre os três setores vem se fortalecendo para a conquista de uma efetiva sustentabilidade: econômica, social, ambiental e cultural. O maior “câncer” de nosso país ainda é a corrupção de alguns “cidadãos”, que, independente do setor que atuam, afetam a tudo e a todos. Ao valorizar o papel das organizações da sociedade civil este 8º Belô Poético dá um verdadeiro exemplo de cidadania ativa e resgata uma das principais funções da poesia: combater toda e qualquer forma de injustiça."

Rodrigo Starling Filósofo e Poeta Presidente do Minas
Voluntários www.rodrigostarling.com.br 

Mais Informações: (31) 3464.8213 – 8421.6827 – belopoetico@yahoo.com.br
http://blogdobelopoetico.blogspot.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas