Belo Monte-Poetas e ativistas, dão seu depoimento - e afins .

Francisco Weil em depoimento pessoal sobre Belo Monte

Amigos :o brasileiro precisa conhecer bem as histórias da História recente que se desenrolam ante nossos olhos
Vejam o depoimento do poeta , ator e ativista cultural Francisco Weil, que é militante pelo Cinema e mora no Pará.
Repassem, se possível : melhor que ouvir noticiários algumas vezes manipulados ou censurados , onde somente partes do todo são reveladas.E a opinião livre, a meu ver é uma das mais importantes formas de comunicação da Verdade, porque instiga à busca-mesmo quando o relator é tendenciosos.Não é este, o caso do poeta "Carpinteiro da Poesia".Ele sabe o que diz.Um olhar atento sobre seu Estado e sobre o outro.
Publiquem em seus blogs!

Clevane Pessoa

NAcrescentei foto do blog da amiga Graça Graúna, sangue indígena e voz forte, link do blog da indígena Kuana Kamayurá e outros .

Quem tiover o que dizer, envie que publicarei:

hana.haruko1@gmail.com

Clevane Pessoa



---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Carpinteiro de Poesia
Data: 10 de fevereiro de 2012 12:09



"Estou em Altamira e quero dar meu testemunho contra Belo Monte. Ano passado foram mais de 500 ocorrências na Delegacia de Violência Contra a Mulher. A população do município de Altamira triplicou, mas a delegada não acredita que uma coisa tenha influenciado a outra. A dirigente feminista conehcida por "Toinha" discorda. Ela diz que as mulheres são as principais afetadas pela construção da hidrelétrica que vai destruir o maior patrimônio da região, o rio XIngu. Nas comunidades, os remanejamentos são feitos às escuras, ninguém sabe onde a Norte Energia vai meter os ribeirinhos. Nos canteiros, operários trabalham como escravos e sob os olhos repressivos da Guarda Nacional, sem os mínimos direitos à comunicação, por exemplo, por telefonia, com a família. Os hotéis estão lotados, os produtos rareiam e seus preços disparam, o trânsito está um caos (e não existe transporte público). Os leitos dos hospitais ainda são no mesmo número quando o município tinha cerca de 50 mil habitantes, mas hoje já chegam a cerca de 80 mil. É esse o preço que a Amazônia tem de pagar para o progresso? (...) Só os canalhas ganham dinheiro com isso."

--
Carpinteiro de poesia e de cinema
© Francisco Weyl

O homem solitário se devora a si mesmo, o outro é devorado pela sociedade, então escolhes. (Friedrich Nietzsche)

ENDEREÇO: Rua dos Pariquis, 1838 - Edifício Di Cavalcanti - Apto 401 / Batista Campos - Belém - Pará / CEP: 66033-590


TELEFONE: (00 55 - 91) 3222 6555 / 8330 9435


Redes & Blogs: FACE / TWITTER / ORKUT


CINEMASOCIAL/ CINEMA DE RUA / RESISTÊNCIA MARAJOARA / PARACINE / MAZAGÃO


__._,_.___


Saibam mais no blog da india KUANA KAMAYURÁ-->http://frentedeacaopro-xingu.blogspot.com/2011/12/belo-monte-governo-reage-descumprimento.html

"HISTORICO
"O Frente de Ação Pro-Xingu é uma idealização da índia Kuana Kamayurá, índia guerreira descendente do povo Kamayurá, juntamente com demais indígenas e amigos, que criaram este grande movimento visando combater os reais problemas sofridos no Xingu.

O principal deles, é a construção de uma mega usina hidroelétrica que, desde que fora projetada em 1980, vem desencandeando uma série de problemas, conflitos e manifestações indigenas, contra as ações do governo que atualmente vem respondendo de maneira cada vez mais danosa para os índios.

Este grupo é apartidário e sem fins lucrativos que tem por objetivo aderir ao movimento nacional de resistencia e se posicionar contrariamente à construção da usina hidroelétrica de Belo Monte no Rio Xingu, afluente do Rio Amazonas no Estado do Pará. Convidamos a sociedade brasileira e demais grupos interessados a protestarem contra a execução arbitrária desta obra.

O inicio efetivo deste movimento agitado por estes jovens guerreiros em conjunto com os guerreiros xinguanos, se deu em janeiro de 2010, onde por uma ideia proposta e muito trabalho, vem crescendo a cada dia, ganhando cada vez mais apoiantes e seguidores.

O primeiro protesto de rua foi realizado, depois de muito esforço e trabalho, no dia 25 de Março de 2011, onde compareceram apenas 12 pessoas, mesmo com uma boa divulgação. Após isto, em empenho maior no tocante ao esclarescimento do foco movimental foi realizado e uma nova manifestação de rua marcada para dia 20 de Maio, desta vez, com cerca de 300 pessoas presentes, dentre elas, representantes de 13 etnias diferentes.

Após este evento, muitas pessoas tomaram conhecimento da luta e se organizaram entre si, realizando mais manifestações.

Desde então os esforços tem sido gigantescos.

Muitos ganhos, muitas dificuldades, muitas alegrias, muitas tristezas, muitas ofensas, muitas decepções, traições....e a preocupação só aumentando e a luta cada vez mais dificil.

Mas esta guerreira não desistem e se mantem firme na luta em defesa do seu povo.

Um grande exemplo a ser seguido pelos jovens indígenas do Brasil.....Os verdadeiros donos da Terra!!

JUNTE-SE A NÓS! "

proxingu@gmail.com


http://frentedeacaopro-xingu.blogspot.com/2011/12/belo-monte-governo-reage-descumprimento.html


------------------------

Também no blog da professora , escritora e poeta Graça Graúna :

http://ggrauna.blogspot.com/2011/04/oea-solicita-suspensao-imediata-de-belo.html (foto abaixo-abril/2011)




Mais (2011)-->
http://envolverde.com.br/ambiente/belo-monte/belo-monte-o-para-colonia/


----------------------

Comentários

Postagens mais visitadas