Projeto Santa Leitura: uma biblioteca a céu aberto comemora nesse domingo o Prêmio Todos Por um Brasil Leitor do Ministério da Cultura


O projeto foi selecionado pelo edital por um Brasil Leitor 2015 para receber prêmio que possibilitará a continuidade de ações do projeto em 2016. Venha compartilhar com a gente esse momento.

O Instituto Imersão Latina é parceiro do projeto coordenado por Estella Cruzmel.

O Projeto Santa Leitura e Leitura na Praça: Biblioteca a Céu Aberto, que Estella Cruzmel conduz com tanto carinho foi proposto pelo Instituto Imersão Latina para o Edital Por Um Brasil Leitor, do Ministério da Cultura está entre as oitenta iniciativas escolhidas de todo o Brasil pela coordenadoria do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, para o recebimento do Prêmio.

Este prêmio será concedido aos selecionados para a continuidade de ações dos projetos.

O Santa Leitura é realizado há cinco anos em três praças da capital: Santa Tereza, sempre no primeiro domingo de cada mês, na praça Duque de Caxias e em outros dois domingos de cada mês o projeto acontece no Taquaril e no Floresta.

Neste domingo, será especial, pois contaremos com a presença do escritor e contador de histórias Pierre André.

Boa pedida para passar no Santa Tereza. Afinal, uma coisa que Santa Tereza Tem sempre é cultura por toda parte!



O PROJETO SANTA LEITURA COMEÇOU EM 2010, EM BELO HORIZONTE, COM O NOME CANTINHO DO LIVRO, A IDEIA ERA INCENTIVAR PESSOAS QUE NÃO COSTUMAVAM LER A SE ENVEREDAR NOS CAMINHOS DA LITERATURA. DEPOIS DE DOIS ANOS JÁ ERAM QUATRO MIL LIVROS NO ACERVO PARA SEREM EMPRESTADOS. O INTERESSE DA COMUNIDADE FOI AUMENTANDO E OS LIVROS PASSARAM A SER EXPOSTOS NAS PRAÇAS, COMO UMA BIBLIOTECA A CÉU ABERTO. O OBJETIVO DO PROJETO É DESPERTAR  MAIS OLHARES PARA AS LETRAS EM MOMENTOS SAGRADOS DE ENCONTRO REGULARES DA LITERATURA COM AS COMUNIDADES EM TRÊS PRAÇAS NOS BAIRROS TAQUARIL, SANTA TEREZA E FLORESTA E AGORA JÁ SE COMPLETAM CINCO ANOS DE PROJETO. POR MEIO DO INSTITUTO IMERSÃO LATINA O SANTA LEITURA TAMBÉM LEVARÁ NOVOS ESCRITORES E COLETIVO DE AUTORES NÓS DA POESIA PARA AMPLIAR ESTE UNIVERSO DE LEITORES. UMA VEZ POR ANO O PROJETO É REALIZADO NA CAROLINA DO SUL, ESTADOS UNIDOS, ONDE STELLA CRUZMEL, COORDENA ATIVIDADES DE DIVULGAÇÃO DA LITERATURA BRASILEIRA.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os Grandes projetos na Amazônia e seus impactos

De volta à Pangéia: um dos contos DESnaturalizados de Brenda Mar(que)s Pena do Imersão Latina