Disseminação completa 10 anos com mostra retrospectiva de filmes no Sesc Palladium esta semana


Este ano a Mostra Disseminação completa 10 anos e para comemorar seu aniversário será proposta uma programação diferenciada. Acontecerão diversas ações e mostras na cidade de Belo Horizonte em 2015 e 2016. O Disseminação 10 anos será inaugurado com uma retrospectiva de filmes das edições anteriores da Mostra, no dia 15 de dezembro, no Sesc Palladium, de 19h30 às 22:30. A entrada é gratuita com retirada dos ingressos trinta minutos antes da mostra.

O EDITAL para envio dos filmes só será divulgado e aberto no próximo ano. A tradicional mostra acontecerá após a curadoria e seleção dos filmes em 2016

Mais informações: mostradisseminacao@gmail.com

SERVIÇO
MOSTRA DISSEMINAÇÃO – 10 ANOS RETROSPECTIVA
15 DE DEZEMBRO (terça-feira)
SESC PALLADIUM
Rua Augusto de Lima, 420, centro


Confira a programação completa no site www.mostradisseminacao.com.br 
 

SOBRE A MOSTRA DISSEMINAÇÃO

Disseminação é uma mostra anual de cinema e vídeo que integra o circuito cultural da capital mineira há 10 anos. O evento propõe uma abordagem diferente das mostras de cinema tradicionais, pois integra o cinema e o vídeo a outras manifestações artísticas, propondo um diálogo entre o audiovisual e as demais artes.

A proposta aqui apresentada está diretamente relacionada ao cinema como é apresentado tradicionalmente (na tela de cinema) e também ao cinema expandido. Além de apresentar curtas em sua programação, a mostra Disseminação propõe um desdobramento do cinema em suas origens construindo interfaces com outras artes. A idéia da mostra Disseminação ao propor esta integração entre o cinema e as demais artes, trazendo ações ao vivo que  interagem com o público, é trazer de volta esta magia que existia no cinema e que se perdeu ao longo da história.

O propósito da inserção das performances nos intervalos das exibições é possibilitar o dialogo entre linguagens, trazendo de volta para o cinema, de forma experimental e participativa, sua relação histórica com as outras linguagens artísticas desde Georges Méliès.

A ideia surgiu em 2006, a partir da iniciativa de alunos da Escola de Belas Artes da UFMG que buscavam um espaço para exibição de suas produções em vídeo, desejando ao mesmo tempo abrir um espaço para apresentações artísticas como performances e vídeo instalações. Assim, desde a primeira mostra já ocorreu a exibição de vídeos dialogando com performances, apresentadas nos intervalos das exibições. As intervenções muitas vezes são interativas, convidando o público a participar diretamente, como co-autor das apresentações.  

Com o tempo o evento foi crescendo e ganhando visibilidade para além do ambiente universitário e a partir da terceira edição, a mostra começou a receber filmes de várias regiões do país, através de edital. Após as duas primeiras edições ocorridas no Centro Cultural da UFMG, a mostra já circulou por vários centros culturais de Belo Horizonte dentre eles o Cine Humberto Mauro, Sesc Palladium, Museu Inimá de Paula e Espaço Cultural 104. Vários artistas já se apresentaram na Mostra Disseminação, dentre eles Eder Santos (Vídeo), Paulo Nazareth (Artes Visuais), Rogério Fernandes (Pintura) dentre outros.
Durante a 8ª edição, realizada em 2013 no Cine Humberto Mauro (Palácio das Artes) a mostra ganhou o concurso "Meu Evento Tem Acesso" promovido pelo Blog Acesso do Instituto Votorantim tendo como prêmio a assessoria de comunicação completa, com divulgação em varias mídias, entrevistas publicadas no Blog e cobertura da TV Futura, além da presença de um jornalista do Blog durante o evento, oportunidade enriquecedora para o histórico da mostra.

Em 2014 o evento foi convidado a integrar a programação do Festival de Inverno de Itabira/MG onde realizou a mostra com filmes do acervo e apresentação de performance da artista convidada Julia Panadés, além de oferecer duas oficinas de capacitação em produção audiovisual, sendo uma em produção de cinema e vídeo e outra em cinema de animação.  Após 10 anos de estrada e recebendo filmes de todas as regiões do país a mostra é hoje um evento consolidado.


Trajetória:

DISSEMINAÇÃO 9 / 2014 Centro Cultural UFMG – Belo Horizonte – MG
DISSEMINAÇÃO 8 - 2013 Cine Humerto Mauro – Belo Horizonte – MG
DISSEMINAÇÃO 7 - 2012 Centro de Cultura Belo Horizonte – Belo Horizonte – MG
DISSEMINAÇÃO 6 - 2011 SESC Palladium – Belo Horizonte – MG
DISSEMINAÇÃO 5 / 2010 Espaço 104 / Estações do Metrô – Belo Horizonte – MG
DISSEMINAÇÃO 4 / 2009 Cine Humerto Mauro – Belo Horizonte – MG
DISSEMINAÇÃO 3 / 2008 Museu Inimá de Paula – Belo Horizonte – MG
DISSEMINAÇÃO 2 / 2007 Centro Cultural UFMG – Belo Horizonte – MG
DISSEMINAÇÃO 1 / 2006 Centro Cultural UFMG – Belo Horizonte – MG

Vídeos de performances de edições anteriores: http://www.mostradisseminacao.com.br/ed_anteriores.html

Comentários

Postagens mais visitadas