Rio + 20: Projeto de arte pública “Manifesto das Flores” faz intervenções urbanas no Rio de Janeiro dias 21 e 22 de junho



 Manifesto das Flores, no Rio de Janeiro, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (a Rio +20). 

Que as hostilidades dêem lugar ao Manifesto das Flores. 
(Severino Iabá) 

 Em preparação para as comemorações dos 10 anos de criação e lançamento do Projeto de arte pública “Manifesto das Flores”, ocorrido no Parque das Mangabeiras, em Belo Horizonte, no ano de 2003, artistas e simpatizantes do projeto realizarão intervenções urbanas em diversos pontos da cidade do Rio de Janeiro, nos dias 21 e 22 de junho, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (a Rio +20).

 O projeto realizará distribuições e “plantios” de rosas brancas, feitas em papel crepom.As performances e intervenções artísticas ocorrerão em diversos pontos da cidade, entre eles, a praia de Copacabana, Rio Centro, Cristo Redentor e a Cinelândia. A primeira intervenção acontecerá dia 21 de junho às 10 horas, nas areias da Praia de Copacabana, em frente ao Copacabana Palace Hotel, com a participação de visitantes e moradores da cidade. ( ver programação em anexo ) Participam da intervenção, entre outros, os artistas Severino Iabá, Eliane Velozo e Jorge Dissonância.

 Sobre o Manifesto das Flores, em 2004, o jornalista Morgan da Motta, da Associação Brasileira e Internacional de Críticos de Arte, publicou, no jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte: “Desde a Semana de Arte de Vanguarda, realizada com a inauguração da Fundação Cloves Salgado (Palácio das Artes), e os Domingos de Criação, no Rio de Janeiro, sob a curadoria do crítico de arte Frederico de Morais - não se via nada tão consistente e atraente em nível de apropriação e arte conceitual. Essa proposta de criações coletivas, que fez ressoar por toda cidade um grito contra a violência e a exclusão, sem dúvida nenhuma, foi o que melhor aconteceu de mais importante no Brasil.”

 Programação das principais intervenções projeto no Rio de Janeiro

Dia 21/06 ( quinta-feira)
 10:00 - Areias da Praia de Copacabana – em frente ao Copacabana Palace Hotel. ( concentração a parti das 9 horas).
 14 :00 – Praça da Cinelândia;
 16:00  – Pavilhão Azul do Aterro do Flamengo;

Dia 22 de junho (sexta-feira)
 10:00 - Entrada de acesso ao Rio Centro – Barra da Tijuca;
 16:00 – Monumento Cristo Redentor - Alto da Boa Vista. Serviço: Projeto Manifesto das Flores, no rio de Janeiro.

Data: dias 21 e 22 de junho de 2012.
Local: Diversos

Contato: 31 91711314 severinoiaba@yahoo.com.br

Mais informações sobre o projeto no Rio de Janeiro
http://caminhosdorosa.blogspot.com/

Comentários

Postagens mais visitadas