Espaço Cultural Casa do Fernando agora também é a casa do Instituto Imersão Latina



Por Brenda Mar(que)s Pena, presidente do Instituto Imersão Latina (IMEL)



Chegar em casa, tirar os sapatos, soltar as idéias e perceber a energia de um espaço em que pisou artistas: atores, fotógrafos, poetas, músicos...

Ser recebido pelo dono da casa, que é reinada por 7 anos pelas artes onde ocorreram tantos encontros artísticos e saber que esse também é o nosso lugar.

A Casa do Fernando foi cedida como espaço cultural do IMEL para a montagem do acervo, visitação e venda de livros, cineclube com exibição de filmes latino-americanos do FELCO, entre tantos outros de produtores independentes, realização de recitais, apresentações de teatro e música, entre tantas outras atividades culturais.

Esse gesto do Fernando lembrou-me o verso do meu poema "Paleta de Cores Ágape", publicado no livro Palavras do 3º Milênio: "Quem faz sua casa de abrigo, mostrará a todos o que é o amor". Esse amor fraternal é o que senti ali e em breve todos os amigos do Instituto Imersão Latina poderão partilhar essa ambiência conosco em encontros semanais.

Nesta quarta-feira de muito sol em Belo Horizonte, em visita ao Espaço Cultural Casa do Fernando, a convite do Nelsinho, tesoureiro do IMEL e nosso representante na Conferência Nacional de Comunicação em 2009 e no Fórum Social Mundial deste ano, conheci o espaço que já tinha sido apresentado virtualmente a mim por Clevane Pessoa, nossa vice-presidente e que será o local da nossa reunião de planejamento de atividades culturais na próxima semana com o secretário geral Vicente Ferrer e da conselheira Aline Cântia. Esse é o núcleo que cuidará desse espaço, mas todos os membros do Imersão, que são 13 entre diretoria e conselho, mas que ao todo são centenas de colaboradores, serão convidados a sentir-se em casa conosco.

Finalmente teremos um espaço de convivência face a face, para nós que tanto vivemos de relações mediadas pela internet, telefone, cartas e na itinerância das viagens pela América Latina. A casa é na rua Francisco Bicalho, 668, no bairro Padre Eustáquio. Guardem esse endereço nas memórias e corações.

Enquanto preparamos o espaço, ajude com sugestões e com doações para o acervo. Vale DVDs, CDs, Vinis, Estante para livros, publicações. O material pode ser enviado para o nosso escritório no Coletivo Contorno, espaço cedido pela designer Marja Marques, uma das parceiras do IMEL:
avenida do Contorno, 4640, sala 701, bairro Funcionários, CEP 30110-028 - Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Também estamos trabalhando em um projeto de um memorial de jornais e revistas de produtores independentes de países latino-americanos para o Centro Cultural da UFMG e de uma programa de rádio. Enfim! São muitos projetos para 2010 em diante...e como tudo o que fazemos é em multirão, contamos com seu apoio!


Abaixo: Imagem da Poeta Clevane Pessoa, em arte do Fernando. Uma das grandes divulgadoras desse espaço, que é vice-presidente do Instituto Imersão Latina.


Comentários

Oh my God!

Tudo se torna tão simples, diferente e luminoso quando encontramos o essencial, a essência, de um olhar de retina poética.

Obrigado a todos e que a luz de cada dia nos encontre por inteiro.

Fernando Barbosa
Diretor do Espaço Cultural Casa do Fernando

Postagens mais visitadas