Teste de audiência é uma oportunidade de assistir filmes brasileiros e opinar antes das pré-estréias comerciais


O tradicional evento cinematográfico da CAIXA Cultural Brasília, o Teste de Audiência, está de volta para sua mais nova temporada. O projeto traz ao em sua primeira sessão dia 23 de fevereiro, terça-feira, um filme surpresa. A produção promete surpreender e agradar a todos.


E em 2010, o Teste de Audiência traz algumas novidades. Entre elas, o público poderá participar dos “Grupos Focais” que acontecem durante as atividades do teste. Os participantes deste grupo se reúnem em outra sala sem a presença do diretor para debater questões ligadas à produção do filme. Os interessados em participar desta discussão devem enviar email para
grupofocal@testedeaudiencia.com.br e informar os seguintes dados: nome completo, sexo, idade, escolaridade, profissão, região da cidade onde reside, telefone residencial, telefone comercial, telefone celular e confirmação do endereço de e-mail.


O projeto é uma iniciativa dos cineastas Marcio Curi e Renato Barbieri, que com a programação objetivam conhecer como o filme está se comunicando com o público. Além de contribuir para a formação de público a dupla contribui também para o desenvolvimento de uma metodologia científica, bastante utilizada em cinematografias mais desenvolvidas, que estava inacessível ao cinema independente brasileiro até a criação do Teste de Audiência.


A temporada de 2010 vai de fevereiro a novembro, em sessões mensais sempre com a presença do diretor ou produtor do filme. As atividades começam com uma breve explicação sobre o funcionamento do teste, logo após é anunciado o título do filme do mês e seu diretor. Em seguida inicia-se a projeção, momento em que os pesquisadores analisam as reações do público e preparam os questionários, que serão distribuídos assim que o filme terminar.


Dessa forma, os espectadores preencherão o questionário sob o impacto da primeira reação ao que acabaram de assistir. A etapa seguinte é o debate com o realizador. É o momento em que o cineasta tem a oportunidade de ouvir dos participantes manifestações diretas e espontâneas acerca do filme.


Posteriormente os questionários são tabulados e, juntamente com as gravações em áudio dos debates, dão origem ao relatório que será entregue ao realizador. Assim torna-se possível efetuar pertinentes alterações na montagem final do filme o que contribui para uma visão muito mais clara de sua construção narrativa.

O Teste de Audiência é aberto ao público, com entrada franca, respeitando a ordem de chegada, até a lotação completa do espaço.


Serviço

Teste de Audiência

Datas: 23 de fevereiro de 2010

Horário: terça-feira, 20h

Local: teatro da CAIXA Cultural Brasília – SBS Qd 4 lote 3/4, anexo do edifício Matriz da Caixa Econômica Federal

Recepção: (61) 3206-9448 - Administração: (61) 3206-9450

Capacidade: 409 lugares, com espaço reservado para cadeirantes

Entrada franca: limitada à lotação máxima do teatro de 409 lugares

Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 16 anos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os Grandes projetos na Amazônia e seus impactos

De volta à Pangéia: um dos contos DESnaturalizados de Brenda Mar(que)s Pena do Imersão Latina