Espaço Cultural Casa do Fernando agora também é a casa do Instituto Imersão Latina



Por Brenda Mar(que)s Pena, presidente do Instituto Imersão Latina (IMEL)



Chegar em casa, tirar os sapatos, soltar as idéias e perceber a energia de um espaço em que pisou artistas: atores, fotógrafos, poetas, músicos...

Ser recebido pelo dono da casa, que é reinada por 7 anos pelas artes onde ocorreram tantos encontros artísticos e saber que esse também é o nosso lugar.

A Casa do Fernando foi cedida como espaço cultural do IMEL para a montagem do acervo, visitação e venda de livros, cineclube com exibição de filmes latino-americanos do FELCO, entre tantos outros de produtores independentes, realização de recitais, apresentações de teatro e música, entre tantas outras atividades culturais.

Esse gesto do Fernando lembrou-me o verso do meu poema "Paleta de Cores Ágape", publicado no livro Palavras do 3º Milênio: "Quem faz sua casa de abrigo, mostrará a todos o que é o amor". Esse amor fraternal é o que senti ali e em breve todos os amigos do Instituto Imersão Latina poderão partilhar essa ambiência conosco em encontros semanais.

Nesta quarta-feira de muito sol em Belo Horizonte, em visita ao Espaço Cultural Casa do Fernando, a convite do Nelsinho, tesoureiro do IMEL e nosso representante na Conferência Nacional de Comunicação em 2009 e no Fórum Social Mundial deste ano, conheci o espaço que já tinha sido apresentado virtualmente a mim por Clevane Pessoa, nossa vice-presidente e que será o local da nossa reunião de planejamento de atividades culturais na próxima semana com o secretário geral Vicente Ferrer e da conselheira Aline Cântia. Esse é o núcleo que cuidará desse espaço, mas todos os membros do Imersão, que são 13 entre diretoria e conselho, mas que ao todo são centenas de colaboradores, serão convidados a sentir-se em casa conosco.

Finalmente teremos um espaço de convivência face a face, para nós que tanto vivemos de relações mediadas pela internet, telefone, cartas e na itinerância das viagens pela América Latina. A casa é na rua Francisco Bicalho, 668, no bairro Padre Eustáquio. Guardem esse endereço nas memórias e corações.

Enquanto preparamos o espaço, ajude com sugestões e com doações para o acervo. Vale DVDs, CDs, Vinis, Estante para livros, publicações. O material pode ser enviado para o nosso escritório no Coletivo Contorno, espaço cedido pela designer Marja Marques, uma das parceiras do IMEL:
avenida do Contorno, 4640, sala 701, bairro Funcionários, CEP 30110-028 - Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Também estamos trabalhando em um projeto de um memorial de jornais e revistas de produtores independentes de países latino-americanos para o Centro Cultural da UFMG e de uma programa de rádio. Enfim! São muitos projetos para 2010 em diante...e como tudo o que fazemos é em multirão, contamos com seu apoio!


Abaixo: Imagem da Poeta Clevane Pessoa, em arte do Fernando. Uma das grandes divulgadoras desse espaço, que é vice-presidente do Instituto Imersão Latina.


Comentários

Oh my God!

Tudo se torna tão simples, diferente e luminoso quando encontramos o essencial, a essência, de um olhar de retina poética.

Obrigado a todos e que a luz de cada dia nos encontre por inteiro.

Fernando Barbosa
Diretor do Espaço Cultural Casa do Fernando

Postagens mais visitadas deste blog

Tropofonia do IMEL ganha prêmio Roquette Pinto de rádio-arte!

Os Grandes projetos na Amazônia e seus impactos