Livro Novos Bárbaros que conta a trajetória do Fora do Eixo será lançado hoje

head-savazoniFINAL2
“Os Novos Bárbaros – A aventura política do Fora do Eixo”, de Rodrigo Savazoni, se debruça sobre a saga da rede e será lançado dia 2 de dezembro.
Início dos anos 2000. Cuiabá. Capital do Mato Grosso. Um grupo de estudantes universitários se reúne e resolve fundar um espaço destinado à produção cultural e ao ativismo político. Nasce o Espaço Cubo, que iria virar de pernas pro ar a cena local de música jovem cuiabana ao criar um novo sistema solidário de financiamento cultural, baseado em uma moeda social, o Cubo Card. Em meados dos anos 2000, o grupo de pioneiros cuiabanos se associa com outros ativistas, produtores e artistas de Londrina, Rio Branco e Uberlândia e funda a rede Fora do Eixo, que em pouco mais de sete anos se torna uma das forças mais instigantes do cenário político-cultural brasileiro.
tumblr mc9umvhr9m1qch3noo1 500
Festival Existe Amor em SP em 2012
A aventura no título do livro se refere é a de um bando de jovens oriundos de cidades fora do eixo hegemônico da cultura nacional que construíram um movimento político organizado em todos os estados do país e com atividades também na América Latina e na África.
savazoni
Escrito pelo jornalista, escritor e pensador da cultura contemporânea Rodrigo Savazoni, o livro é resultado de uma investigação acadêmica desenvolvida na Universidade Federal do ABC. A pesquisa busca compreender a formação e os principais aspectos do funcionamento da rede Fora do Eixo. A edição é da Aeroplano Editora, e inaugura a Coleção Novas Tramas, que tem a curadoria de Heloísa Buarque de Holanda, uma pesquisadora sempre de olho nos novos atores da cultura brasileira.
***

Serviço

Lançamento do Livro 'Novos Bábarros: A Aventura Política do Fora do Eixo'
São Paulo • 2/12
Praça Roosevelt às 18h
Confirme presença
Rio de Janeiro • 3/12
Blooks Botafogo (Praia de Botafogo, 316) às 19h
Santos • 19/12
Realejo Livros (Rua Marechal Deodoro nº 2 Gonzaga) às 18h

Comentários

Postagens mais visitadas