Oficina Combate à pobreza no Brasil: conquistas e desafios



A Rede Mobilizadores Coep promove de hoje, 22 a 30 de abril, a oficina Combate à pobreza no Brasil: conquistas e desafios. Os objetivos são apresentar aos participantes informações sobre diversos avanços nos indicadores sociais nos últimos 20 anos e, a partir desta reflexão, elencar os principais desafios para os próximos cinco anos.

Desde 1993, foram implantadas diversas políticas e programas que ajudaram o Brasil a melhorar seus indicadores sociais e a tornar-se referência mundial no combate à pobreza. No período de 2002 a 2012, o país reduziu a pobreza, de 24,25% para 8,55. E a extrema pobreza caiu de 8,8% para 3,5%, no mesmo período. Entre 2003 e 2011, cerca de 40 milhões de brasileiros tiveram um incremento em seu nível de renda, passando a integrar a chamada nova classe média.

O Plano Brasil Sem Miséria, os programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, aliado a políticas de segurança alimentar e nutricional; ao incentivo à agricultura familiar; às políticas afirmativas, entre outras; têm contribuído fortemente para estes avanços. O Brasil superou, com três anos de antecedência, a meta dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM) da Organização das Nações Unidas (ONU) de reduzir a mortalidade infantil em dois terços.

No entanto, os desafios persistem. Quais os principais obstáculos a serem superados para que tenhamos um desenvolvimento humano sustentável? Como avançar na inclusão social e na redução das desigualdades? De que forma incluir as pessoas que não são assistidas pelas políticas sociais? Como assegurar a universalização da saúde e da educação? Essas são apenas algumas das muitas questões a serem respondidas.

Esta oficina é a primeira de uma série que a Rede Mobilizadores vai promover no primeiro semestre de 2014, todas tendo como foco a mobilização para participação social. As próximas vão debater as conquistas e os desafios em relação a direitos, participação e cidadania; e meio ambiente, clima e vulnerabilidades.

Essas oficinas são parte da estratégia de mobilização Coep 20 anos: das ruas às redes , que está sendo realizada em comemoração aos 20 anos de criação do Coep. Estão sendo organizadas várias outras atividades, à distância e presenciais, em diversos locais do país. A secretária executiva do Coep Nacional, Gleyse Peiter, explica que o objetivo dessa grande estratégia de mobilização é contribuir para um olhar sobre a redução das desigualdades e construir, de modo participativo, uma agenda de mobilização social que irá nortear a atuação da rede nos próximos cinco anos .

Esta oficina está sendo realizada com apoio da Eletronuclear, Fiocruz e Itaipu Binacional.  Outras informações e inscrições podem ser obtidas no site www.mobilizadores.org.br ou pelo telefone: (21) 2528-3352.

Fonte: Coep Nacional

Comentários

Postagens mais visitadas