Páscoa na América Latina: Pesquisa traça um perfil de como os latino-americanos festejam

Pesquisa publicada no blog Livra mostra como se comemora a páscoa na América Latina. Foram entrevistados pouco mais de 5200 usuários da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e México para descobrir como comemoram a Páscoa nos diferentes países da América Latina. E descobrimos que as tradições estão muito mais presentes do que parece.
Segundo a pesquisa – realizada nos últimos dias de março de 2012 – uma média de 68% dos latino-americanos comemora a Páscoa.
E sobre o total dos entrevistados, um importante 52,6% afirmou que assiste a algum tipo de evento religioso nesta data. De todos, os mais religiosos foram os colombianos que afirmaram com um total de 72% que assistem a algum evento litúrgico nesta época.
Sem carne e em família
A tradição de não comer carne durante estas festividades também continua presente e mostra um alto grau de acatamento. Uma média de 51.8% afirmou que segue a tradição religiosa, substituindo habitualmente a carne bovina por peixes e verduras.
Certamente devido à sua característica tradicional, a Páscoa continua sendo uma festa para desfrutar em família. Assim afirmou 69.4% dos entrevistados.
Época de viagens
Na quinta-feira Santa (que em muitos países é feriado) e a sexta-feira Santa dentro da Semana Santa, muitas pessoas aproveitam para viajar. Na maioria dos casos o fazem por motivos familiares (56.6%), mais do que por diversão (39%).
A Argentina foi a exceção, país onde um feriado nacional no início da semana motivou que muitas pessoas tomassem dois dias de licença para completar nove dias de miniférias. Por isso, foi o único país onde as pessoas viajaram mais por diversão (52%) que por assuntos familiares (45%). Ainda que surpreendentemente apenas 25% dos entrevistados – uma das porcentagens mais baixas entre os cinco países estudados – disse que planeja sair de viagem somente no período da Páscoa.
As Páscoas, entre as comemorações favoritas
Logo atrás do Natal e do Ano Novo, a Páscoa ocupou o terceiro lugar das festas favoritas dos entrevistados e venceu a outras celebrações como o dia dos pais e das mães, o Carnaval e o dia dos Reis Magos.
E você, como comemora a Páscoa? Qual é a sua celebração favorita? Compartilhe nos comentários!

Comentários

Postagens mais visitadas