Comunicar a resistência


O Sindicato dos Jornalistas convida e convoca todas e todos interessados em ajudar a pensar alternativas para a crise do Brasil, e em construir uma comunicação mais condizente com nossa realidade social para participar da primeira reunião de construção de um “Comitê de Jornalistas Populares”. 

A crise por que passa o Brasil, além de política, é também econômica e social. O golpe em curso no país – desde o impeachment de 2016 – segue um percurso de colocar em prática não só o projeto derrotado nas urnas em 2014, mas o desmonte de direitos garantidos na Constituição de 1988. A reforma trabalhista, a privatização de setores estratégicos, a tentativa de acabar com a aposentadoria, o aumento do desemprego, o congelamento dos gastos sociais por 20 anos, o avanço do conservadorismo são componentes de uma extensa lista de retrocessos levados a cabo no Brasil.

É perceptível a participação do poder Judiciário, do Legislativo e da mídia comercial nesse contexto. A prisão ilegal do ex-presidente Lula se coloca como parte desse cenário, em uma clara tentativa de inviabilizar uma candidatura para as eleições em 2018 que pudesse representar os interesses da maioria da população brasileira, ainda que para isso se coloque em xeque a legitimidade das nossas instituições.

Frente a essa situação, a sociedade brasileira, reunida em movimentos populares, sindicatos, partidos, organizações de bairro, de juventude, religiosas e outras, resiste nas ruas e constrói um intenso processo de articulação das lutas e construção de unidade. Além disso, busca-se construir alternativas de projeto de país, com dezenas de iniciativas de contato e diálogo com as pessoas, como se propõe a fazer o Congresso do Povo.

O momento atual é grave. Podemos assistir a uma ofensiva ainda maior das forças reacionárias e mergulhar em um longo período de obscurantismo e aumento da pobreza. Por isso este também é um momento que nos exige sair do imobilismo e colocar em prática os valores da ética, da participação, da promoção da dignidade e dos direitos.

Os jornalistas e comunicadores em geral possuem uma tarefa central nesse período. Precisamos nos organizar para denunciar o papel das grandes empresas de mídia no ataque contra os trabalhadores. Nosso comitê é um espaço de enfrentamento às mentiras, distorções e manipulações usadas pela grande mídia, organizando aqueles que lutam contra as distorção dos fatos e da realidade que diariamente são veiculadas por jornais, canais de rádio e TV e pela internet.

Podemos nos somar nas inúmeras iniciativas de resistência já articuladas e contribuir na divulgação das lutas, propostas e demandas que surgem na população mineira.

Há espaço e urgência para esse trabalho. E teremos um papel fundamental para que ele ganhe visibilidade, aumente seu alcance e potência.

Nosso tempo, presença, ideias, desejos e trabalho são essenciais para engrossar a resistência e demarcar que não aceitaremos passivamente o aniquilamento dos direitos e da justiça.

Nos vemos lá.

A reunião será no dia 14 de maio, às 19h, no Sindicato dos Jornalistas (Álvares Cabral, 400, Centro de BH)

Comentários

Postagens mais visitadas