Bárbara Amaral é a única representante da América Latina em Festival de Contadores de História no Irã
O Festival premiou as apresentações em três categorias: Narrador de histórias iraniano, Narrador de histórias jovem e Narrador de histórias internacional. Bárbara Amaral ganhou o primeiro lugar no Festival contando uma história da tradição oral brasileira e divulgando a cultura de nosso país. No juri estavam atores importantes do cinema iraniano e estudiosos da arte de narrar histórias: Reza Fayazi, Dr. Hassan Dolatabadi, Rokhsa Khan, Hamid Jebeli e Dialma Mens. O público do Festival se mostrou interessado com a história narrada e o retorno foi caloroso. A narradora também deu entrevistas para mídia iraniana e espanhola.
Realizado entre os dias 22 e 25 de janeiro de 2018 em Teerã, Irã onde tiveram reunidos narradores de várias partes do mundo: Índia, Filipinas, Malásia, Kênia, Alemanha, Turquia, Líbano, Afeganistão, Canadá, e dezenas de narradores do Irã. Este Festival é realizado há vinte anos pelo Institute for Intellectual Development of Cchildren and Young Adults e seu objetivo é reunir narradores e suas diversas culturas, promovendo a valorização da arte de narrar histórias e compreendendo a importância da mesma para o desenvolvimento humano, principalmente das novas gerações.
Bárbara Amaral é narradora de histórias e arte educadora, há dez anos tem caminhado com esta arte ancestral, priorizando a narração e a valorização de contos da tradição oral brasileira. Há alguns anos têm sido convidada para Festivais na Colômbia, Costa Rica e Peru. Onde tem divulgado a diversidade das histórias brasileiras e suas múltiplas influências (indígena, africana e europeia), sobretudo, as histórias mineiras. Este ano foi selecionada para participar do 20º Internacional Storytelling Festival.
Comentários