Bárbara Amaral é a única representante da América Latina em Festival de Contadores de História no Irã


"Ao final da apresentação fiz questão de falar dos nossos antepassados, do processo de exploração que temos sofrido, falei que somos um universo de histórias com referências indígenas, africanas, dos povos ciganos e europeus. Por isso as histórias são universais", conta Bárbara Amaral, narradora de histórias que vive em Belo Horizonte e foi a única representante da América Latina em Festival do Terã, Irã em janeiro deste ano.

 O Festival premiou as apresentações em três categorias: Narrador de histórias iraniano, Narrador de histórias jovem e Narrador de histórias internacional. Bárbara Amaral ganhou o primeiro lugar no Festival contando uma história da tradição oral brasileira e divulgando a cultura de nosso país. No juri estavam atores importantes do cinema iraniano e estudiosos da arte de narrar histórias: Reza Fayazi, Dr. Hassan Dolatabadi, Rokhsa Khan, Hamid Jebeli e Dialma Mens. O público do Festival se mostrou interessado com a história narrada e o retorno foi caloroso. A narradora também deu entrevistas para mídia iraniana e espanhola.

Realizado entre os dias 22 e 25 de janeiro de 2018 em Teerã, Irã onde tiveram reunidos narradores de várias partes do mundo: Índia, Filipinas, Malásia, Kênia, Alemanha, Turquia, Líbano, Afeganistão, Canadá, e dezenas de narradores do Irã. Este Festival é realizado há vinte anos pelo Institute for Intellectual Development of Cchildren and Young Adults e seu objetivo é reunir narradores e suas diversas culturas, promovendo a valorização da arte de narrar histórias e compreendendo a importância da mesma para o desenvolvimento humano, principalmente das novas gerações.

Bárbara Amaral é narradora de histórias e arte educadora, há dez anos tem caminhado com esta arte ancestral, priorizando a narração e a valorização de contos da tradição oral brasileira. Há alguns anos têm sido convidada para Festivais na Colômbia, Costa Rica e Peru. Onde tem divulgado a diversidade das histórias brasileiras e suas múltiplas influências (indígena, africana e europeia), sobretudo, as histórias mineiras. Este ano foi selecionada para participar do 20º Internacional Storytelling Festival.




Comentários

Postagens mais visitadas