Cidade Natal de Guimarães Rosa recebe festejo junino do Boi Rosado

Rei-boliço Rosado por Vera Lima

 "A vida é mutirão, de todos por todos, remetida e temperada." 

Guimarães Rosa


O folguedo Boi Rosado fará um grande festejo (Rei-boi-liço Rosado Junino) para comemorar os 10 anos de criação do folguedo, os 110 anos de nascimento do escritor Guimarães Rosa ( 27/06), o Dia Nacional do Bumba-meu-boi (30/06) e de São João ( 24/06). A primeira atividade do folguedo acontecerá no dia 24 de junho de 2018 (domingo)às 11 horas com uma visita do Boi Rosado e seus brincantes a Gruta do Maquiné.  Depois às 16 horas na Praça da Matriz da cidade de onde partirá em cortejo com visitantes e moradores da cidade até o Museu Casa Guimarães Rosa.

Na oportunidade será lançado o projeto Travessia Iluminada que propõe em levar o Boi Rosado a outras cidades de Minas. Atividades: aboio, cortejo, ciranda, contação de histórias, comidas típicas e doação de mudas de árvores.

RESUMO: 
O quê: Festejo do Boi Rosado em Cordisburgo ( Rei-boi-liço Rosado Junino)
Quando: Dia 24 de junho às 16 horas
Onde: Praça da Matriz de Cordisburgo - MG
Quem: Folguedo Boi Rosado
Motivos: Comemoração dos 10 anos do Rosado, 110 anos de nascimento de Guimarães Rosa e do Dia Nacional do Bumba-meu-boi, Dia de São João.
Realização: Irmandade Sociedade dos Amigos do Boi Rosado
Apoios: Museu Casa Guimarães  Rosa/SUMAV/SEC; Gruta do Maquiné; Prefeitura Municipal de Cordisburgo; Conselho Municipal do Patrimônio; E.E. Cláudio Pinheiro de Lima; EE Mestre Candinho; E.M. Octacílio Negão de Lima; Comunidade de Cordisburgo.

Breve histórico:

Cordisburgo fica a 120 quilômetros de Belo Horizonte. Ela é pequenina, tem menos de 10 mil habitantes. É a terra natal do escritor João Guimarães Rosa, autor do Grande Sertão: Veredas. Principais pontos turísticos; gruta do Maquiné, Museu Casa Guimarães Rosa, Estação Ferroviária, Portal do Grande Sertão e Capelinha de São José.

Boi Rosado é um folguedo de bumba-meu-boi criado em 2008 pelo artista plástico Severino Iabá, em homenagem ao João Guimarães Rosa no ano do seu centenário de nascimento. Depois de 10 anos de muitos Rei-boi-liços Rosados em Minas Gerais, o folguedo visitará pela segunda vez a cidade do nosso ilustre escritor. Rei-boi-liço Rosado é um termo criado em pelo folguedo Boi Rosado que tem vários significados, como auto, brincadeira, festa, movimento, travessia, ritmo, estilo e etc. Tudo começa com a libertação do Boi Rosado e termina numa explosiva celebração de alegria e esperança. 

Comentários sobre o folguedo: 

"A iniciativa baseia-se na tomada e retomada de tradições folclóricas – no caso, o bumba-meu-boi – para aglutinar pessoas e gerar sujeitos atuantes no meio sócio- cultural e ambiental, através de ações conjuntas e da elaboração de valores éticos, étnicos e cooperativos que são gerados durante reuniões, ensaios, aparições e projetos do Boi Rosado, onde são elaboradas propostas contemporâneas que se somam no desenvolvimento do trabalho)."

(Eliane Velozo, artista plástica e fotógrafa em maio de 2018)


"Dentro da questão estética, o folguedo do Boi Rosado busca referências na cultura popular tradicional, mas se renova no sentido da utilização de estampas e figurinos contemporâneos, confeccionados coletivamente, com chitas e outros adereços visuais. Neste sentido, pesa a experiência estética e sociológica alcançada por Severino iabá, amadurecida em várias produções, eventos, exposições itinerantes e intervenções urbanas como o Manifesto das Flores. Já no campo musical, soma-se ao toque dos tambores e cancioneiro popular, a experiência do músico e compositor sergipano Jorge Dissonância . Tudo isso, acrescido à experiência individual e coletiva dos componentes do Boi Rosado, é na proposta de buscar um engajamento com a questão ambiental ( com a produção e distribuição de mudas nativas e frutíferas ) produz um movimento cultural muito bem articulado, alegre, festivo e com um fresco que se evidencia no ritmo, na dança e na força social em movimento.

(Fernando Perdigão – artista plástico e crítico de arte, maio de 2018)


Comentários

Unknown disse…
Valeu pessoal do Imersão Latina por ajudara divulgar esse momento tão precioso. O Boi Rosado homenageia o imortal Guimarães Rosa!

Postagens mais visitadas