Lusco Fusco encerra ocupação artística e educativa na Funarte

Programação gratuita contou com palestras, oficinas, apresentações artísticas e Curso de Carreira Artística e Empreendedorismo Cultural

Depois de 45 dias de intensa programação na Funarte, chega ao fim a primeira edição do projeto Lusco Fusco, voltado para a cultura da criança e do adolescente. Mas ainda dá tempo de aproveitar a programação gratuita desta última semana, que reserva ótimas surpresas: tem a estreia do Teatro Lá da Favelinha, uma performance de dança e uma mostra dos formandos no Curso de Carreira Artística e Empreendedorismo Cultural. 

O curso, destinado a adolescentes de 13 a 17 anos, foi um dos destaques da programação. Com conteúdo teórico e prático, as aulas possibilitaram aos adolescentes a compreensão sobre o funcionamento da Cultura no país, seus mecanismos e possibilidades de sustentabilidade na área. De acordo com Isabella Marques de Morais, estudante de 17 anos, "o curso proporcionou uma visão mais ampla e completa de uma carreira artística, trazendo base de iniciação e o processo para chegarmos lá, sendo uma experiência divertida, produtiva e rica em conhecimentos. Amei fazer parte desse projeto, pois me deu direção e inspiração para minha futura carreira como dançarina", comentou. 

Os participantes do curso vão mostrar sua arte dentro do "Ocupa com a gente?”, um palco aberto e democrático, onde eles não são meros espectadores passivos, eles compartilham e trocam experiências. Haverá também a estreia do Teatro Lá da Favelinha e uma performance de dança da Cysi dos Anjos. Tudo isso nesta sexta feira, dia 29 de dezembro, a partir das 19h. Antes, nesta quarta feira, dia 27, Kdu dos Anjos, que é um dos curadores do Lusco Fusco, vai falar sobre "Empreendedorismo Cultural e Social", fechando o ciclo de sete palestras gratuitas que ocorreram durante a ocupação na Funarte. 

A cada semana de projeto, a programação foi dividida em palestras que ocorriam às quartas-feiras, um espaço para refletir sobre o protagonismo juvenil. As palestras foram incorporadas ao conteúdo do Curso de Carreira Artística e Empreendedorismo Cultural, que ocorreu às quintas-feiras. Na sexta, o palco esteve aberto para o "Ocupa com a gente?” e aos sábados, diversas apresentações artísticas ganharam a cena, do passinho do funk à rima de rap, da performance de dança à esquete teatral, da roda de capoeira à poesia marginal. Domingo foi dia de oficinas, o público teve oportunidade de aprender grafite com Maria Raquel Bolinho, história em quadrinhos com Rebeca Nunes, dança Vogue com Tetê Moreira, entre outras artes. Tudo de graça. Para o coordenador geral da ocupação, Samir Caetano Amim Jorge, o Lusco Fusco chega ao fim cumprindo a proposta de formação, reflexão e aprendizado para crianças e adolescentes. O projeto é uma realização da Encantosfera, criada em 2007, que trabalha na área de Direitos Humanos, Educação e Cultura.

Serviço:

Funarte e Encantosfera apresentam a última semana da Lusco Fusco – Ocupação Artística e Educativa
Data: 15 de novembro a 29 de dezembro 
Local: Funarte MG – Rua Januária, n 68, Centro, Belo Horizonte
Programação gratuita: palestras, cursos, oficinas e apresentações artísticas
Informações: www.encantosfera.com/programacao



Comentários

Postagens mais visitadas