Semana Nacional pela Democratização da Comunicação começa hoje com o tema Calar Jamais


Anualmente, o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) promove a Semana Nacional pela Democratização da Comunicação, de 15 a 21 de outubro, 2017. Uma semana de debates, seminários, oficinas, atos e atividades políticas e culturais para sensibilizar sobre essa luta histórica que necessita mudanças estruturais no sistema político e nas mentalidades. 

O lema nacional da semana será a campanha “Calar Jamais”.  Em Minas, um enfoque especial será dado à defesa da comunicação publica no Estado.

>>> CONFIRA A PROGRAMAÇÃO EM SUA CIDADE! Acessem a programação completa : https://huit.re/vuXwD6NL (sujeita à alterações e acréscimos)

>>> Marque presença no evento: https://www.facebook.com/events/281152882390596


A luta por uma mídia mais democrática, plural e contra a censura à liberdade de expressão e de opinião tem se tornado uma prioridade na reconstrução de um projeto político progressista para o país. 

Na atual conjuntura, multiplicam-se casos graves de repressão a manifestantes e comunicadores, censura privada ou judicial de conteúdos na internet e na mídia, decisões judiciais e medidas administrativas contra manifestações artísticas e culturais, aumento da violência contra comunicadores, entre outras iniciativas que contribuem para calar a diversidade de ideias, opiniões.

Em Minas Gerais, apesar de promessas de campanha para fortalecimento da mídia pública no Estado, o Governo não implementou as medidas de participação social esperadas com a criação da Empresa Mineira de Comunicação, não elaborou nenhum plano para democratizar o financiamento público e tomou medidas que degradaram ainda mais as condições de trabalho dos funcionários das emissoras públicas Rede Minas e Rádio Inconfidência.

Entre as principais atividades previstas na semana destacam-se: 

17/10 | Lançamento estadual do relatório “Um ano da campanha Calar Jamais!” que sistematiza as dezenas de denúncias de violações à liberdade de expressão recebidas mediante uma plataforma online pelo FNDC e que serão enviadas também para organizações nacionais e internacionais de defesa dos direitos humanos. 

Destinada à imprensa, a atividade contara com a participação de Florence Poznanski, secretária geral do comitê FNDC-MG e Luiz Bernardes, jornalista, economista e pai do artista plástico Pedro Moraleida.

Data e Horário: terça feira 17/10 às 15h – Local: Sala da Imprensa da Assembleia legislativa de Minas Gerais (Rua Rodrigues Caldas, 30 - Santo Agostinho, BH

19/10 | Ato público de rua: Pelo Direito à Comunicação em Minas Gerais! Mobilização de todos apoiadores da mídia democrática em dialogo com a sociedade em torno da importância da defesa da mídia pública em Minas e entrega do bolo de 1 ano ao Governador por promessas não cumpridas na comunicação pública.  

Data e Horário: quinta feira 19/10 à partir de 13h - Local: Praça da Liberdade 

20/10 | Seminário “Os silenciamentos da mídia”, organizado pelo Grupo de Estudos em Mídia e Discurso (MíD) da PUC Minas e FNDC-MG. O seminário pretende discutir como a mídia opera com a estratégia de silenciamento em relação a diversos temas, grupos e enfoques. Esse silenciamento revela opções, pontos de vista, valores e representações da grande imprensa. Ele conta com as intervenções de Ângela Carrato (jornalista, professora da UFMG), Danielle Sarah Oliveira (estudante secundarista), Eliara Santana (jornalista, doutoranda em Análise do Discurso, PPGL PUC Minas, e bolsista CAPES) e Robson Sávio (professor da PUC Minas, membro da Comissão da Verdade). 

Data e Horário: sexta feira 20/10, de 14h à 17h
Local: Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais, Avenida Alvares Cabral, 400 (Centro)

21/10 | Roda de Conversa “Web, Mídia e resistência: pelo fim de todos os latifúndios”, com a participação da Deputada Federal Margarida Salomão (PT/MG), das Vereadoras em Belo Horizonte (PSOL) Aurea Carolina e/ou Cida Falabella, e de um representante do movimento hacktivista. Uma espaço para contextualizar os desafios atuais da luta pela mídia democrática e para preservação de uma Internet livre.  Será também a mesa de abertura da Plenária Estadual do FNDC-MG que ocorrera no dia 22/10. 

Data e Horário: sábado 21/10 às 14hs
Local: Ocupação Carolina Maria de Jesus, Av. Afonso Pena, 2300 (Funcionários)

Uma programação diária de atividades está prevista em Belo Horizonte, e também em São João del Rei e Uberlândia. 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO EM SUA CIDADE! Acessem a programação completa : https://huit.re/vuXwD6NL (sujeita à alterações e acréscimos)



Mais informações com: fndcmg@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas