Curso de Formação de mediadores para a 8ª Bienal do Mercosul recebe inscrições



Está aberto até 02 de maio o processo de seleção do Curso de Formação de Mediadores da 8ª Bienal do Mercosul - Ensaios de Geopoética. O curso acontecerá de 25 de maio a setembro de 2011, em Porto Alegre, e é destinado a estudantes universitários (cursando a partir do 4º semestre) e graduados, ambos provenientes de qualquer área de conhecimento.

O curso, com carga horária total de 108h/aula, é gratuito e conta com aulas teóricas e práticas, que transitam entre as diferentes linguagens contemporâneas e abordagens presentes no projeto curatorial, exercícios sobre mediação e atendimento a diferentes públicos, expressão corporal e vocal, oficinas práticas e encontros com artistas e curadores. Conforme Pablo Helguera, curador pedagógico desta edição, o Curso de Mediadores da 8ª Bienal do Mercosul busca funcionar não somente como um seminário de treinamento para o evento, mas como um curso para compreender a natureza da mediação, além de transmitir ao mediador ferramentas que sejam adequadas para poder responder de forma imaginativa, criativa e flexível ante uma obra, de acordo com o mesmo dinamismo que oferece a arte de hoje.

Também está prevista nova edição do projeto Vivências nas Escolas, que possibilita aos futuros mediadores o contato com escolas da rede municipal de ensino de Porto Alegre, parceira desde a 6ª Bienal do Mercosul, e redes de ensino das demais cidades representadas.

O curso terá aulas semanais e acontecerá no Auditório do Instituto Cultural Brasileiro Norte-Americano - Rua Riachuelo, 1257, Centro, Porto Alegre. Serão oferecidas duas turmas, uma no turno manhã, das 8h30 às 12h e outra no turno da noite, das 18h30 às 22h.
Das 300 vagas disponíveis para o curso, 250 serão para as aulas presenciais, e 50 para residentes em outras cidades, que participarão do curso através do sistema de EAD - Ensino à Distância. Esta modalidade amplia e facilita a participação de alunos do interior do RS e outros estados, auxiliando também na qualificação do aproveitamento dos estudos de todos os alunos.

Além disso, todas as aulas terão transmissão simultânea e aberta através do site da Bienal, com a finalidade de oferecer acesso aos conteúdos também a professores, pesquisadores, educadores de museus e instituições culturais e demais interessados.

Serviço

Inscrições: de 19 de abril a 02 de maio de 2011.
Divulgação dos selecionados: a lista com os nomes dos selecionados será publicada no site da Bienal do Mercosul no dia 17 de maio.

Para acessar o formulário e realizar, sua inscrição: Clique aqui.

Para mais informações: mediador@bienalmercosul.art.br

Sobre o trabalho de mediação

O trabalho de mediação ocorre durante a realização das mostras da 8ª Bienal do Mercosul (9 de setembro a 15 de novembro de 2011), é remunerado, tem carga horária de 4h30min diárias e uma folga semanal.

Projeto Pedagógico

Como diferencial da Bienal do Mercosul em relação a outras bienais no mundo, o Projeto Pedagógico está presente em toda a estrutura conceitual. As diversas linhas de ação curatorial foram concebidas como ações pedagógicas. O Projeto Pedagógico da 8ª Bienal do Mercosul contempla atividades de cursos para professores e mediadores, oficinas, palestras, seminários, publicações destinadas a diversos públicos e, especialmente, a programação da Casa M. Agendamento de visitas, transporte gratuito para escolas públicas e atividades diferenciadas serão oferecidos ao público visitante durante o período da mostra.



Comentários

Postagens mais visitadas