Enamorados
Por Fernando Moura Peixoto (ABI 0952-C)
No Brasil o Dia dos Namorados é uma data comemorativa de caráter comercial. Historicamente sua origem remonta a frei Fernando de Bulhões (1191 – 1231), português nascido em Pádua, que enfatizava nas pregações religiosas o valor do amor e do casamento. Em virtude disso, Antônio de Lisboa (ou Antônio de Pádua), que viveu na virada da Idade Média em Lisboa, recebeu fama de ser um “santo casamenteiro”após sua canonização pela Igreja Católica.
Já outro luminar de nossas letras, o jornalista e dramaturgo Nelson Rodrigues (1912 – 1980), pernambucano do Recife, afirmava que “o amor é eterno; se o amor acabou é porque não era amor”.
Mas eu concordo plenamente com mestre Drummond: “O dia dos Namorados/ para mim é todo dia./ Não tenho dias marcados/ para te amar noite e dia. // O dia 12 de junho,/ como qualquer outro, diz/ (e disso dou testemunho)/ que contigo sou feliz.”
*Nas fotos de Fernando Moura Peixoto se vê em arte, cliques de demonstrações de afeto e arte urbana, registros das ruas de Botafogo, Copacabana e Laranjeiras no Rio de Janeiro.
Comentários