FSM 2013 Tunísia: Fórum Mundial de Midias Livres continua

Por Rita Freire
Ciranda.net

Fórum de Mídias Livres continua nesta sexta com a proposta de uma carta Mundial das Mídias Livres como plataforma importante para democratização das comunicações e da imprensa no mundo, também será realizada a Assembleia de Convergência pelo Direito à Comunicação e exibição de filmes no final da tarde. A programação está sendo realizada em Tunes, Tunísia, durante o Fórum Social Mundial. Participam das atividades pelo Imersão Latina, em parceria com a Ciranda, com o apoio do Ministério da Cultura, via edital de intercâmbio: Nelson Rodrigues Pombo Júnior, Aline Cântia, Chicó do Céu e Julio Soares.


9h à 11h30 - ZONE E - Salle I104

Construção da Carta Mundial das Mídias Livres 

A plenária final do Fórum Mundial de Mídias Livres, realizada em junho de 2012 no Rio de Janeiro, parte das atividades da Cúpula dos Povos da Rio +20, aprovou entre as suas resoluções a criação de um decálogo de referência para a garantia da mídia livre nos diferentes países.

A proposta consiste em elaborar uma Carta Mundial que apresente, em 10 pontos, os princípios e condições gerais para o exercício e fortalecimento da mídia llivre por todo planeta e que se possa utilizar como um instrumento de ação dos movimentos sociais.

A partir da definição do decálogo, a sociedade civil de cada país poderá acompanhar, - ao longo do tempo e em comparação com a realidade das outras nações - a evolução do cenário dos meios de comunicação e da imprensa no seu próprio território. A Carta Mundial das Midias Lívres será assim uma plataforma estratégica para atuar com os movimentos e as organizações que lutam pela democratização da imprensa no mundo.


15h - ZONE E - Salle AI (Anfiteatro da Vila das Mídias Livres)

Assembléia de Convergencia - Direito à Comunicação - Mídias Livres 
A democratização da comunicação para todas e todos é fundamental, já que sem ela nenhum projeto de democracia pode ser confiável e sustentável. Ela passa, antes de tudo, pela apropriação, por cada um(a), dos meios de informação e de comunicação.


18h - Cine Médias Libres
ZONE E - Bloc Informatique - Hacklab


O Fórum Social Mundial de Mídias Livres  nasceu no Brasil e reúne mídias alternativas, comunitárias, digitais em software livre e movimento de comunicação terá sua terceira edição na Tunísia, tendo início antes do Fórum Social Mundial e, depois, integrando atividades com o encontro mundial das alternativas e movimentos sociais.
Local: Universidade El Manar, Tunis
Saiba mais: Ciranda



Comentários

Postagens mais visitadas